Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

Os instrumentos de avaliação deverão atender à demanda dos objetivos educativos expressos na seleção dos conteúdos, abordados dentro das categorias conceitual, procedimental e atitudinal. Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:
Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Explicitar os objetivos específicos propostos pelo programa de ensino.
( ) Situar alunos e professor dentro do processo de ensino e aprendizagem.
( ) Considerar de forma isolada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
( ) Avaliar a construção do conhecimento como um fim.
( ) Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.

Assinale a sequência CORRETA: 

#Questão 1130253 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Tangará da Serra - MT, Técnico Administrativo Educacional - Técnico em Multimeios Didáticos

Conforme Camargo (2021), são critérios característicos de uma avaliação por rubrica: 


I. Quantidade de erros cometidos pelo aluno.

II. Capacidade de resolução de problemas.

III. Cumprimento de prazos.


Quais estão corretos?

A avaliação da aprendizagem escolar, dentro da perspectiva apresentada por Luckesi, foi descrita por meio das alternativas posteriores. Analise cada uma delas, destaque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A avaliação, vista por meio da sua função classificatória, apresenta-se como um instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
[ ] A avaliação, vista por meio da sua função diagnóstica, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência etc.
[ ] Na prática pedagógica, a transformação da função da avaliação de diagnóstica em classificatória trouxe apenas desvantagens.
[ ] A função classificatória sobrepõe da prática da avaliação aquilo que lhe é constitutivo: a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela está avaliando uma ação. 

Pensar os desafios presentes no contexto do processo educacional, em prol da construção de um ensino com qualidade, demanda a observância de inúmeros fatores, conforme descreve Moran, Masetto e Behrens. Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, na sequência, a alternativa pertinente:

[ ] Ensino de qualidade e educação de qualidade são conceitos diferentes, sendo que cada um deles possui uma dimensão própria.
[ ] O ensino é pensado especificamente por meio da compreensão das áreas do conhecimento.
[ ] O objetivo principal do ensino é a transformação da vida humana por meio de processos permanentes de aprendizagem.
[ ] A concepção de ensino é pautada em normas, tradições e leis, mas não deixa de ser pessoal, pois cada um desenvolve seu estilo, aprendem e ensinam.

A concepção e a abrangência do trabalho da avaliação, segundo Cappelletti, foram delineadas por meios das asserções abaixo:

I – No processo de avaliação e reconstrução curricular, destaca-se a necessidade de uma compreensão mais aprofundada sobre todas as variáveis que interferem na sistematização da avaliação educacional, que seja capaz de revelar o que se encontra implícito, dentro das relações de poder.
II – Isso se confirma uma vez que as realidades sociais, além de complexas, são polarizadas, geradas no campo dos conflitos, onde as concordâncias e discordâncias são expressas pela comunicação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis