Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

A avaliação deve ser praticada tendo como base uma fundamentação teórica que lhe dará um guia norteador. A teoria educativa que dá forma ao projeto político pedagógico da escola, no que se refere à avaliação, que será capaz de orientar a coleta de dados e depois de analisar os resultados obtidos. Diante disso, o ato de avaliar como acompanhamento da ação, implica dois processos articulados e indissociáveis, descritos corretamente em: 

Ao analisar o trabalho da avaliação, dentro da concepção da investigação crítica, analise as afirmativas, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A investigação crítica impossibilita o confronto teórico/prático.
[ ] A investigação crítica não se constitui como uma intervenção intencional.
[ ] A investigação crítica oportuniza a ressignificação das ações/decisões em prol da resposta para o problema investigado.
[ ] A investigação crítica trabalha o âmbito qualitativo das questões de ordem teórica e social.

Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A avaliação é considerada uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.
[ ] O avaliador, seja ele o professor, o coordenador, o diretor etc., deve realizar a tarefa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere.
[ ] Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, deve ficar restrito a um determinado profissional.
[ ] Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo.

Assinale a alternativa que condiz com o conceito que retrata a avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-se a padrões de desempenho esperados.

A elaboração de um instrumento avaliativo deve considerar os aspectos abaixo elencados:

I – Clareza e objetividade da linguagem empregada.
II - Contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar;
III - Conteúdo deve ser significativo.
IV - Coerência com os propósitos do ensino.
V - Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio.

É verdadeiro o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis