Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

#Questão 1127711 - Pedagogia, Avaliação Educacional, CETREDE, 2025, Prefeitura de São Benedito - CE, Professor de Educação Básica - Educação Física

Relacione os métodos de avaliação, coluna A, com suas respectivas características e aplicações na Educação Física escolar, coluna B.

COLUNA A
I. Avaliação Formativa.
II. Avaliação Somativa.
III. Autoavaliação.
IV. Avaliação Diagnóstica.
V. Avaliação por Observação.

COLUNA B
( ) Fornecer feedback contínuo sobre o progresso dos alunos, ajudando-os a identificar pontos fortes e áreas a melhorar.
( ) Realizada no final de um ciclo de aprendizado para medir a aquisição de habilidades e conhecimentos.
( ) Incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio desempenho e estabelecerem metas pessoais.
( ) Utilizada para entender o nível inicial de habilidades e conhecimentos dos alunos e planejar o ensino de acordo com o desempenho apresentado pelos alunos.
( ) Baseada na observação direta dos alunos durante as aulas, focando a avaliação do desempenho e comportamento.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Observe o seguinte trecho da publicação “Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade” e responda à questão subsequente:

“Algumas redes de ensino vêm adotando modalidades de registros escritos mais qualitativos, tomando-os instrumentos primordiais no acompanhamento da aprendizagem e na tomada de decisões para o avanço qualitativo das aprendizagens dos estudantes. Se, do ponto de vista oficial, tais registros significam um grande avanço, é preciso ter cuidado em não transformá-los em tarefa burocrática. Como bem expuseram Oliveira e Morais (2005), estudos já demonstraram a necessidade de os professores terem oportunidades de discutir continuamente os objetivos e os instrumentos de avaliação que passaram a usar, a fim de se apropriarem daqueles novos recursos e serem, de fato, ajudados a reorganizar sua tarefa de ensino ao empregá-los.”

Com o objetivo de implementar uma avaliação de aprendizagem mais qualitativa, qual das seguintes ideias pode ser implementada? 

A professora Simone inicia o semestre aplicando uma prova diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios de seus alunos sobre o conteúdo que será trabalhado. Ao longo do semestre, ela utiliza atividades variadas, como quizzes online e debates em grupo, para fornecer feedback aos alunos e ajustar suas estratégias de ensino. Ao final do semestre, aplica uma prova escrita para avaliar a aprendizagem dos alunos. Considerando as informações apresentadas sobre a prática pedagógica da professora Simone, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A professora Simone realizou a avaliação diagnóstica, a qual é fundamental para o planejamento eficaz das aulas, e a avaliação formativa, que lhe permite ajustar as estratégias pedagógicas durante o processo de ensino.
PORQUE
II - Um professor que utiliza apenas a avaliação somativa, como provas e trabalhos individuais ao final de cada unidade, negligencia a importância do acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos e da identificação de suas dificuldades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Uma professora do ensino fundamental realizou uma atividade prática com seus alunos sobre a vida dos povos indígenas das comunidades que residem nos municípios próximos à escola. Ao final da atividade, a professora propôs um momento de discussão em grupo, para que os alunos pudessem compartilhar suas descobertas e dúvidas. Durante esse momento, a professora observou que alguns alunos apresentavam dificuldades em compreender o conceito de diversidade cultural, manifestando expressões de discriminação e estereótipos.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A professora, ao promover um momento de discussão em grupo após a atividade prática, está utilizando a avaliação formativa como ferramenta para identificar as dificuldades dos alunos e ajustar sua prática pedagógica.
PORQUE
II - A avaliação formativa tem como objetivo principal classificar os alunos de acordo com seu desempenho, permitindo que a professora identifique os alunos que precisam de reforço escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

#Questão 1129759 - Pedagogia, Avaliação Educacional, INSTI, 2025, Prefeitura de Passos Maia - SC, Professor de Anos Iniciais dos Ensinos Fundamentais (1° ao 5° Ano)

A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ir além da mensuração de notas e incluir aspectos qualitativos do desenvolvimento do aluno. Qual das afirmativas abaixo está incorreta em relação às práticas avaliativas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis