Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1133418 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

No livro Ensino de Habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva (2016), as autoras desenvolvem uma importante reflexão sobre a avaliação de desenvolvimento da criança com autismo. Com base nessas reflexões, a respeito da avaliação de desenvolvimento é INCORRETO afirmar que a

#Questão 1133419 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

De acordo com a Lei Nº 12.174, de 27 de dezembro de 2012 (Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica com

#Questão 1133429 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Superior e Apoio Administrativo

A teoria crítico-reprodutivista, no contexto dos estudos sobre currículo, possui como característica o entendimento de que a estrutura socioeconômica condiciona a forma de manifestação do fenômeno educativo e, por sua vez, a função básica da escola é a de apenas reproduzir as condições sociais. Sobre a teoria críticoreprodutivista, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1133430 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Superior e Apoio Administrativo

Sobre as teorias educacionais não críticas (que entendem a educação como instrumento de equalização social, autoritárias e não dialógicas) e sobre as teorias crítico-reprodutivistas (que entendem a educação como instrumento de discriminação social), Saviani (2021) entende que 

#Questão 1133431 - Pedagogia, Avaliação Educacional, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Superior e Apoio Administrativo

A preocupação principal em avaliar o sistema nacional de ensino baseia-se nos baixos resultados de eficiência da sua rede educacional. Uma situação traduzida por resultados insignificantes de rendimento da aprendizagem, altas taxas de reprovação e repetência e por alto índice de evasão escolar. Diante disso, assinale a alternativa que corresponde ao que foi buscado como meta principal pela implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis