Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1133316 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Biologia - Anos Iniciais/Finais

As práticas pedagógicas para o atendimento às necessidades de todos os alunos, garantem a inclusão de todos os estudantes, proporcionando-lhes a oportunidade dee desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com suas capacidades.


Fonte: Elenilson Costa. Atividades Pedagógicas Adaptadas: Guia Completo. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/ glossario/atividades-pedagogicas-adaptadas/


Nesse contexto, as alternativas apresentam algumas características que podem ser realizadas para a inclusão dos alunos, dentre elas, identifique e marque a opção INCORRETA.

#Questão 1133318 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Biologia - Anos Iniciais/Finais

Sobre a integração entre atividades de campo e laboratório no ensino de Biologia, julgue os itens a seguir:



I. O ensino de Biologia dinamizado, com aulas práticas laboratoriais e experimentais, estimula nos estudantes a curiosidade e habilidades como a observação, organização de dados, reflexão e discussão, podendo também despertar uma vocação cientifica.


II. Atividades práticas no ensino de Biologia estimulam um contato com a natureza e os fenômenos teóricos estudados pelos alunos, oportunizando a exploração e a comprovação de teorias e processos, impossibilitando que se torne uma ciência palpável.



Fonte: Miranda, 2013; Perruzzi e Fofonka, 2014; Hoernig e Pereira, 2004 apud DE LIMA, Laís Corrêa; MANCINI, Karina Carvalho; GONTIJO, Andreia Barcelos Passos Lima. Aprendendo genética molecular a partir de métodos alternativos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 60206-60223, 2020 (modificado).



A partir da análise dos itens, é possível AFIRMAR que:

#Questão 1133319 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Biologia - Anos Iniciais/Finais

Atualmente, as instituições de ensino estão passando pela necessidade do planejamento de novos métodos pedagógicos, com custo mais acessível e de modo que se aperfeiçoe o ensino e a aprendizagem, motivando professores e participantes a buscarem pela eficiência nos estudos. As aulas práticas constituem metodologias que podem melhorar a qualidade do ensino, com custos mais baixos. O experimento de caráter demonstrativo, onde verdades já comprovadas cientificamente são demonstradas, melhoram a mediação do conhecimento. As aulas práticas são essenciais para demonstração desses aspectos, pois além de chamar a atenção dos participantes, os assuntos tornam-se mais visíveis e palpáveis.


Fonte: SARTORI, Susane Silva. Estratégias didáticas de baixo custo para o ensino de Biologia no Ensino Médio, 2020.


De acordo com o texto acima, segundo a classificação de Bassoli (2014), qual das metodologias a seguir seria a mais indicada de se realizar com os alunos?

#Questão 1133320 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Biologia - Anos Iniciais/Finais

A utilização do laboratório didático nos ambientes educacionais torna-se uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Sobre a conexão entre teoria e prática, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):



(__) As práticas de laboratório devem ser precedidas ou acompanhadas de aulas teóricas.



(__) O laboratório deve unir a teoria à prática, sendo um elo entre o abstrato das ideias e o concreto da realidade física.


(__) O desenvolvimento teórico nem sempre tem um papel importante nas descobertas e nas pesquisas.



Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

#Questão 1133342 - Pedagogia, Legislação da Educação, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Geografia - Ensino Médio

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências e habilidades específicas para o Ensino Médio, com a Geografia desempenhando um papel crucial na formação crítica dos alunos. Considerando o conteúdo geográfico proposto para o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir:

I.A Geografia no Ensino Médio tem como competência principal a análise da organização espacial, com foco na distribuição das atividades humanas e seus impactos no meio ambiente, utilizando diferentes escalas de análise.
II.A competência geográfica exige que os alunos apenas interpretem fenômenos geográficos, sem a necessidade de desenvolver uma visão crítica sobre as desigualdades sociais, econômicas e ambientais no mundo.
III.O ensino de Geografia no Ensino Médio deve ser baseado em uma abordagem contextualizada, onde os alunos são estimulados a entender os fenômenos globais e locais, suas interações e transformações ao longo do tempo.
IV.As competências da Geografia envolvem a capacidade de o estudante compreender e analisar fenômenos como a globalização, as dinâmicas populacionais e as mudanças ambientais a partir de uma abordagem exclusivamente teórica.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis