Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1133408 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Para que ocorra a inclusão na escola regular, o autor Hugo Otto Beyer, na obra Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais (2005), apresenta e analisa algumas condições, dentre elas, a individualização do ensino. Para o autor, a individualização do ensino significa

#Questão 1133409 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, visando garantir EXCETO. 

#Questão 1133410 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Leia as asserções transcritas abaixo.

I. A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta sobre a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
II. A avaliação pedagógica é um processo que ocorre periodicamente e tem como finalidade precípua verificar, controlar e classificar o estudante conforme o aprendizado demonstrado nas atividades avaliativas realizadas. É um procedimento que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos quantitativos que indicam a devolução do aprendizado a partir do trabalho realizado pelo professor.
III. É de competência dos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como as funções de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, apresenta apenas asserções corretas

#Questão 1133411 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

Conforme o documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual (SEESP/SEED /MEC, 2007, p.33), “Os meios informáticos facilitam as atividades de educadores e educandos porque possibilitam a comunicação, a pesquisa e o acesso ao conhecimento. Existem programas leitores de tela com síntese de voz, concebidos para usuários cegos [...]”. O Programa que pode ser obtido gratuitamente, com sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que possui um conjunto de ferramentas e aplicativos próprios além de agenda, chat e jogos interativos, é chamado de

#Questão 1133412 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Técnico em Assuntos Educacionais/Educação Básica/Educação Especial e Apoio Administrativo

De acordo com o documento Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental (SEESP/SEED /MEC, 2007), o objetivo do Atendimento Educacional Especializado destinado a pessoas com deficiência mental é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis