Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1093285 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais

Julgue o próximo item de acordo com o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente curricular de língua portuguesa.


A cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles basicamente lineares, com baixo nível de hipertextualidade, até aqueles que envolvem a hipermídia, são contemplados pela BNCC.

#Questão 1093286 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais

Julgue o próximo item de acordo com o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente curricular de língua portuguesa.


As práticas de cantar cantigas e recitar parlendas e quadrinhas, ouvir e recontar contos, seguir regras de jogos, relatar experiências e experimentos devem ser deixadas de lado nos anos iniciais do ensino fundamental e dar lugar a textos mais complexos.

#Questão 1093287 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais

Julgue o próximo item de acordo com o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente curricular de língua portuguesa.


Os processos de alfabetização e ortografização devem estar concluídos até o final do 3.º ano do ensino fundamental, dado o impacto que têm na leitura e produção de textos.  

#Questão 1093288 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais

        Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 

Julgue o item que se segue, referente ao texto precedente e ao ensino da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.  


O texto reconhece que é preciso fazer ajustes na relação que professores dos anos iniciais têm com o ensino da escrita no processo de alfabetização. 

#Questão 1093290 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais

        Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 

Julgue o item que se segue, referente ao texto precedente e ao ensino da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.  


Um dos comportamentos escritores a ser observado no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais é a tomada de consciência do uso social da escrita.

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