Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1093240 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

        A sociedade na qual vivemos se constitui como um grande ambiente multimodal, no qual palavras, imagens, sons, cores, músicas, aromas, movimentos variados, texturas, formas diversas se combinam e estruturam um grande mosaico multissemiótico. Produzimos, portanto, textos para serem lidos pelos nossos sentidos. Nossos pensamentos e nossas interações se moldam em gêneros textuais e nossa história de indivíduos letrados começa com nossa imersão no universo em que o sistema linguístico é apenas um dos modos de constituição dos textos que materializam nossas ações sociais.

A. P. Dionísio e L. J. de Vasconcelos. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: Clecio Buzen e
Marcia Mendonça. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. 

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item seguinte, relacionado à semiótica, ao multiletramento e à multimodalidade.


A pedagogia dos multiletramentos propõe a formação de um usuário funcional que desenvolva competência técnica em ferramentas, textos e práticas letradas.  

#Questão 1093241 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo às disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa.  


No ensino médio, aprofundam-se a análise e a reflexão sobre a língua, no que diz respeito à contraposição entre uma perspectiva prescritiva única, que segue os moldes da abordagem tradicional da gramática, e a perspectiva de descrição de vários usos da língua.

#Questão 1093242 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo às disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa.  


Na BNCC do ensino médio, as habilidades de língua portuguesa estão organizadas em três campos de atuação: leitura, produção de textos e conhecimentos gramaticais.  

#Questão 1093243 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo às disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa.  


A BNCC de língua portuguesa para o ensino médio define a progressão das aprendizagens e habilidades, levando em conta a complexidade das práticas de linguagens e dos fenômenos sociais que repercutem nos usos da linguagem, como a pós-verdade e o efeito bolha. 

#Questão 1093244 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo às disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa.  


A escrita literária não se insere entre os focos do componente de língua portuguesa no ensino médio, uma vez que é objeto de trabalho desenvolvido no ensino fundamental.

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