Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

        Em uma caixa utilizada para um jogo, há oito bolas: três azuis e cinco vermelhas, mas não é possível ver o conteúdo dentro dela. Um participante do jogo coloca a mão dentro da caixa, fala uma cor (azul ou vermelha) e retira uma bola. Esse participante pontua se adivinhar a cor da bola que será retirada. Para uma próxima rodada, a bola retirada é recolocada na caixa e o número de bolas de cada cor é dobrado. 

Considerando que o jogo descrito anteriormente será utilizado por um professor em sala de aula, julgue o próximo item, no que concerne à avaliação e educação matemática. 


Considere a seguinte situação: o professor perguntou a um aluno qual é a probabilidade de se retirar uma bola azul na segunda rodada do jogo; o aluno respondeu que a probabilidade é igual a 6/16; o professor considerou a resposta como meio certa, pois o aluno não simplificou a fração, mas não informou o porquê de ter lhe dado essa nota. Nessa situação, à luz da avaliação formativa, o professor não oportunizou ao aluno o feedback adequado.

        Em uma caixa utilizada para um jogo, há oito bolas: três azuis e cinco vermelhas, mas não é possível ver o conteúdo dentro dela. Um participante do jogo coloca a mão dentro da caixa, fala uma cor (azul ou vermelha) e retira uma bola. Esse participante pontua se adivinhar a cor da bola que será retirada. Para uma próxima rodada, a bola retirada é recolocada na caixa e o número de bolas de cada cor é dobrado. 

Considerando que o jogo descrito anteriormente será utilizado por um professor em sala de aula, julgue o próximo item, no que concerne à avaliação e educação matemática. 


A atividade em grupo, na qual os alunos podem jogar e calcular ocorrências de vitória e derrota no jogo, anotando suas frequências para obterem valores aproximados de probabilidade de vitória, pode ser instrumento de avaliação, já que os alunos estarão demonstrando capacidade de comunicar conhecimento e também estarão crescendo no entendimento do assunto via discussão em grupo.

Acerca do letramento matemático previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item a seguir.
O letramento matemático corresponde à capacidade de resolução de problemas de aritmética e de identificar as primeiras noções em geometria, sem o envolvimento de variáveis ou incógnitas; trata-se da apropriação dos conceitos primitivos de matemática e, em geral, sem preocupação com a contextualização, em um primeiro momento.

        Durante a resolução de um problema de matemática, se a solução não aparecer nos primeiros minutos ou horas, pode ser útil esquecê-lo por um tempo e retornar depois. O espaçamento pode ser de minutos, horas, alguns dias ou até meses e anos, enquanto o inconsciente trabalha na resolução. 

Considerando o contexto do texto precedente, julgue o item seguinte, no que tange à resolução de problemas matemáticos.


O texto descreve o estágio de solução do problema denominado incubação.  

        Durante a resolução de um problema de matemática, se a solução não aparecer nos primeiros minutos ou horas, pode ser útil esquecê-lo por um tempo e retornar depois. O espaçamento pode ser de minutos, horas, alguns dias ou até meses e anos, enquanto o inconsciente trabalha na resolução. 

Considerando o contexto do texto precedente, julgue o item seguinte, no que tange à resolução de problemas matemáticos.


O insight (ou iluminação) do problema acontece, normalmente, antes do momento de incubação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis