Questões de Pedagogia

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Listagem de Questões de Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir relativas ao Regulamento Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
I. O calendário acadêmico é proposto pelo órgão de assuntos e registros acadêmicos, sob supervisão da Pró-Reitoria de Graduação e submetido ao Conselho Setorial de Graduação para aprovação, anualmente, antes do início do respectivo ano letivo.
II. É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso, seja em instituições públicas de ensino superior, seja em instituições particulares com programa de financiamento do governo federal.
III. A avaliação da aprendizagem da discente ou do discente deve ser processo contínuo, gradativo, sistemático e integral, adequada à natureza e aos objetivos da disciplina ou conjunto de atividades acadêmicas curriculares.
IV. Entende-se por estágio o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, dentro ou fora da Universidade Federal de Juiz de Fora, que visa à preparação do estudante para o trabalho, ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular.
Estão corretas as afirmativas

Segundo o Regulamento Acadêmico da Graduação, aprovado pela Resolução nº 23/2016, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seu artigo 1º, é incorreto afirmar:

Analise as afirmativas a seguir relativas ao Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
I. O profissional de apoio escolar é aquela pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
II. O atendente pessoal é aquela pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
III. Incumbe ao poder público assegurar a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Em 6 de julho de 2015 foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em seu capítulo IV é tratado o direito à educação, como: “Art. 27 - A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.”
BRASIL. Lei n° 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015.
Com relação aos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, não deve ser adotada a seguinte medida:

Incorporar as tecnologias da informação e da comunicação na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular foi construído e disponibilizado o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, que prevê conceitos, habilidades e eixos voltados ao desenvolvimento de exploração e uso das tecnologias nas escolas.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação do eixo com suas respectivas subdivisões.
COLUNA I
1. Cultura digital
2. Tecnologia digital
3. Pensamento computacional
COLUNA II (???) Subdivide-se nos conceitos de representação de dados; hardware e software; e comunicação e redes.
(???) Subdivide-se nos conceitos de abstração; algoritmo; decomposição; e reconhecimento de padrões.
(???) Subdivide-se nos conceitos de letramento digital; cidadania digital; e tecnologia e sociedade.
Assinale a sequência correta.

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