Questões de Pedagogia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir relativas à Gestão Democrática na Universidade Pública.
I. Um dos maiores desafios quanto à gestão democrática na universidade pública é considerar os pressupostos da administração pública em um contexto de sociedade capitalista.
II. Gestão democrática e autonomia universitária são princípios defendidos na Constituição Federal de 1988, assim como na LDB nº 9.394/96, como possibilidade de promover a participação e o envolvimento dos diversos segmentos da comunidade acadêmica.
III. A estrutura da gestão universitária deve ser no sentido de favorecer a comunicação e facilitar o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, calcadas no princípio da indissociabilidade.
IV. A gestão democrática e participativa implica superar desafios, por exigir exercício autônomo de suas atividades e organização e administração colegiada por intermédio dos conselhos.
Estão corretas as afirmativas

Analise as afirmativas a seguir relativas à primeira etapa da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil.

I. Estão entre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil conhecer-se, expressar-se, explorar e brincar.
II. São estabelecidos cinco campos de experiência nos quais as crianças podem aprender a se desenvolver, sendo um deles “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, enquanto “corpo, gestos e movimentos” configuram-se outro campo.
III. Conviver e participar não são direitos de aprendizagem e desenvolvimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil.
IV. Em cada campo de experiência, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária, sendo de 0 a 1 ano e 6 meses, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e ainda de 4 anos a 5 anos e 11 meses.
Estão corretas as afirmativas

As universidades públicas continuam passando por períodos de transformações, resultados de significativas mudanças de comportamento da sociedade, mudanças no setor da economia, da política e da ciência. Percebe-se que tais mudanças podem não ser tão intensas ou tão rápidas, assim como se refere Finger (1997), ao reconhecer que a universidade se caracteriza como uma instituição conservadora por excelência, de forma que a gestão universitária ainda é bastante centralizadora, burocrática e governamental. Em outra direção, Lindo (1998) explica que a sociedade atual experimenta mudanças em diversos paradigmas – científicos, culturais, políticos e sociais – que devem ser devidamente incorporados pela universidade no momento de rever sua missão, suas funções e seus objetivos.
RIBEIRO, R. M. DA C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 155-170, 31 dez. 2017. p. 159.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão democrática na universidade, como paradigma de governança da universidade pública, implica a participação da diversidade presente em seu interior.
PORQUE
II. a diversidade na gestão democrática conflui para uma estrutura de representatividade dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, assim como para as diferentes unidades, configurando-se no caráter descentralizador que traduz a gestão colegiada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas a seguir relativas às metodologias ativas em Educação a Distância (EaD).
I. Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas são atualmente as metodologias mais discutidas em estudos científicos.
II. Percebem-se resultados de aprendizagens quando utilizadas metodologias ativas, porém não geram resultados de melhora de aprendizagem quando são realizadas avaliações tradicionais, como testes que procurem mensurar a retenção imediata de conhecimento.
III. Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas são exemplos de metodologias que possibilitam que os alunos abandonem sua posição ativa em seu processo de aprendizagem e passem a ocupar espaço de receptores do conhecimento.
IV. São alguns exemplos de metodologias ativas: gamificação, método de caso, design thinking, peer instruction, entre outras.
Estão corretas as afirmativas

A modalidade de Educação a Distância (EaD) no Brasil, considerando os relatos científicos da última década, enfrenta problemas relacionados à evasão dos estudantes em seus cursos. A evasão é a desistência ou abandono, pelo estudante, de um curso ou programa de ensino sem concluí-lo (ASHBY, 2004).
SILVA BARBOSA DE OLIVEIRA, C. V.; DUARTE BEZERRA, D. H.; VIANA DE SOUZA TORRES, G. Revisão Sistemática da Literatura Sobre as Causas de Evasão da Educação a Distância no Brasil. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-15, 16 jul. 2021.
Com relação à evasão de cursos em EaD, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis