Questões de Odontologia da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da COMPERVE

A doença periodontal é uma condição inflamatória que acomete os tecidos de proteção e sustentação dos elementos dentários e tem como fator etiológico o biofilme dentário. Entretanto, a resposta do hospedeiro aos micro-organismos presentes nesse biofilme, podendo ser protetora e/ou destrutiva, leva a alterações teciduais que podem ocasionar a progressão da doença. Nesse sentido, a interleucina 1 (IL-1) é considerada o principal mediador da periodontite e provém, na sua maior parte, dos

A indicação de exodontias em dentes decíduos se faz em diversas situações clínicas frequentemente encontradas na prática odontológica. Nesse sentido, considere as seguintes situações clínicas:

I Dentes que apresentam anquilose.

II Dentes cujo sucessor permanente se encontra com 1/3 da raiz formada.

III Dentes natais ou neonatais que apresentam mobilidade excessiva.

 IV Dentes cuja lesão de cárie compromete a região de furca.

As situações clínicas que possuem indicação de exodontias em dentes decíduos estão presentes nos itens

Por se tratar de um problema de elevada prevalência na dentição mista, o apinhamento primário merece uma conduta terapêutica sólida e coerente do ponto de vista ortodôntico. A correção do apinhamento na dentição mista por redução de dentes é conseguida mediante um programa de extração seriada em duas fases distintas. Nesse contexto, considere as seguintes afirmações:

I No início da dentição mista, sempre é possível decidir se, posteriormente, os pré-molares serão extraídos.

II No primeiro período transitório, indica-se a extração de dentes decíduos anteriores para permitir o alinhamento dos incisivos permanentes, de preferência sem mecânica ortodôntica.

III A extração de dentes permanentes, frequentemente os primeiros pré-molares, visa corrigir o apinhamento dos dentes do segmento posterior e dos caninos.

IV A segunda fase pode ou não ser realizada e coincide com o segundo período transitório da dentição mista, o que a caracteriza como a fase reversível das extrações.

Acerca das extrações seriadas, estão corretas as afirmações

A maioria das neoplasias malignas da cavidade oral é ocasionada por lesões orais potencialmente malignas, presentes por um longo período de tempo. Em geral, o desconhecimento da população sobre essas lesões e seus fatores etiológicos contribuem para sua incidência. Muitos dos agentes associados ao desenvolvimento do câncer de boca também estão envolvidos no surgimento de lesões potencialmente malignas. Dentre as lesões orais potencialmente malignas mais prevalentes, destacam-se a leucoplasia e a eritroplasia, cuja prevenção deve se basear no controle

Os dados epidemiológicos mais recentes mostram que 17,5% das crianças e 15,3% dos adolescentes têm algum grau de oclusopatia, avaliada pelo DAI (Índice de Estética Dental). As estratégias de prevenção para os problemas oclusais são, geralmente, mais difíceis, pois os fatores de risco são bastante diferentes dos relacionados às doenças bucais mais comuns, como a cárie e a doença periodontal. As seguintes afirmações dizem respeito a essas estratégias preventivas.

I Medidas preventivas podem ser implementadas logo após o nascimento da criança, visando evitar o desenvolvimento de hábitos bucais deletérios.

II A perda dentária precoce é um dos principais fatores de risco para problemas oclusais. Uma vez que ocorra, devem ser utilizados mantenedores de espaço.

III O uso de mamadeira deve ser evitado, pois pode restringir o estímulo para o crescimento ântero-posterior da mandíbula.

IV Estratégias preventivas podem ser implementadas mesmo antes do nascimento da criança, através de aconselhamento genético aos pais.

Das afirmações, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis