A maioria das neoplasias malignas da cavidade oral é ocas...

A maioria das neoplasias malignas da cavidade oral é ocasionada por lesões orais potencialmente malignas, presentes por um longo período de tempo. Em geral, o desconhecimento da população sobre essas lesões e seus fatores etiológicos contribuem para sua incidência. Muitos dos agentes associados ao desenvolvimento do câncer de boca também estão envolvidos no surgimento de lesões potencialmente malignas. Dentre as lesões orais potencialmente malignas mais prevalentes, destacam-se a leucoplasia e a eritroplasia, cuja prevenção deve se basear no controle
  • A. da infecção pelo HPV.
  • B. do tabagismo.
  • C. da exposição crônica à radiação solar.
  • D. das deficiências nutricionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para otimizar a neurocirurgia, a anestesia deve utilizar fármacos e técnicas anestésicas que causem mínima alteração na Pressão Intracraniana (PIC), não produzam interferência na monitorização eletrofisiológica, facilitem os novos procedimentos neurocirúrgicos e permitam a cooperação do paciente durante a cirurgia, com rápida recuperação da anestesia. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O fentanil foi o primeiro opioide sintético do grupo fenilperidina; quando utilizado em infusão contínua, o fentanil leva à recuperação prolongada.

( ) O remifentanil e o fentanil têm efeitos antagônicos no fluxo sanguíneo cerebral. Sendo que apenas o remifentanil mantém a reatividade ao gás carbônico.

( ) Em caso de craniotomia, a anestesia deve ser conduzida com ênfase na estabilidade hemodinâmica e na pressão de perfusão cerebral; para atingir este intento, torna‐se necessário o uso de anestésico ou técnicas que aumentem a PIC.

( ) O propofol foi associado de maneira significativa com menor tempo para a obtenção da primeira resposta de função motora no pós‐operatório de cirurgias de coluna.

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›


Acerca da prisão, do inquérito policial (IP) e da ação penal, julgue os itens que se seguem. Se, no cumprimento de um mandado de prisão de um indivíduo, houver perseguição a este, o agente policial poderá prendê-lo ainda que, devido à perseguição, ambos extrapolem o território de jurisdição do juiz responsável pela expedição da ordem.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes. O mapa de processos, ou espinha-de-peixe, é uma ferramenta útil para a análise da qualidade. Por meio dessa ferramenta, é possível construir um gráfico que identifica o problema e suas prováveis causas e falhas.

Resolva a questão aqui ›