Questões de Odontologia da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da COMPERVE

O termo fator de configuração ou fator-C tem sido usado para descrever a relação entre as paredes aderidas e as não aderidas a um compósito no preparo cavitário. Quanto maior for o fator-C de um preparo, maior será a possibilidade de elevada tensão de contração de polimerização, a depender da forma como a restauração é executada. Nesse contexto, considere os seguintes aspectos relativos à técnica restauradora.

I A utilização de um sistema adesivo sem carga.

 II A utilização de uma base de ionômero de vidro modificado por resina.

III A utilização de uma resina fluida de alta viscosidade.

IV A inserção incremental e a fotoativação do compósito.

Os aspectos dessa técnica que reduzem os efeitos negativos do fator-C elevado estão nos itens

Na remoção cirúrgica de elementos dentários, três técnicas de exodontias podem ser realizadas: apenas utilização de fórceps; utilização de alavancas e uso do fórceps opcionalmente; e associação destas com odontosecção e/ou osteotomia. Considera-se indicação do uso de alavancas os casos de

Ao restaurar a face proximal de um dente anterior, é necessário fazer uma avaliação para escolher como será feito o acesso à cavidade, que pode ser por vestibular ou lingual e o acesso pela lingual deve ser preferido. Os itens a seguir apresentam lesões a serem consideradas nessa escolha.

I Lesões de cárie dentária que são consideradas pequenas.

II Lesões de cárie em dentes com alinhamento irregular, como, por exemplo, a face mesiovestibular do elemento 11 situada por trás do 21, que está cariado na mesial.

III Lesões de cárie em que a seleção de cor do compósito é mais crítica.

IV Lesões de cárie que foram restauradas originalmente pela vestibular e se almeja substituí-la conservando estrutura dentária.

Prefere-se o acesso lingual nas lesões apresentadas nos itens

Um dos índices mais conhecidos na área de saúde bucal é o CPO, que se baseia na contagem dos dentes cariados, perdidos e obturados. Desde sua criação, em 1938, por Klein e Palmer, tem sido utilizado mundialmente e preconizado pela Organização Mundial da Saúde como o principal índice para se medir cárie dentária. Com relação à base teórica do CPO, considere as seguintes afirmações:

I Pode ser interpretado tanto pelo seu valor absoluto quanto pela proporção entre os componentes (C, P e O), indicando, além da severidade da cárie, a qualidade da oferta de serviços de saúde bucal.

II Tem diferentes versões, dependendo da unidade de análise, podendo ser utilizado o dente (CPO-D) ou a superfície (CPO-S), a qual tem sido a unidade de escolha nos mais recentes levantamentos epidemiológicos.

 III Com relação às necessidades de tratamento, inclui a chamada “história presente”, representada pelos dentes cariados e obturados e a “história passada”, representada pelos dentes extraídos.

IV Apesar de bastante utilizado, apresenta algumas limitações, dentre elas a perda de poder discriminatório em idades mais avançadas.

Em relação ao índice CPO, estão corretas as afirmações

O método ideal para diagnóstico de lesões de cárie é aquele que diferencia as lesões cavitadas das não cavitadas e as ativas das inativas. Nesse sentido, o método visual/táctil é o único disponível. O diagnóstico por meio desse método é possível quando se observam as características clínicas das lesões inativas de esmalte e de dentina, as quais são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis