Questões de Nutrição da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da PUC/PR

Segundo a RDC n. 63 de julho de 2000, o nutricionista é o responsável pela qualidade da Nutrição Enteral que processa, conserva e transporta. De acordo com as boas práticas de preparação de nutrição enteral (BPNE), pode-se afirmar que:

Um paciente do sexo masculino, 72 anos, está internado com diagnóstico de doença de Alzheimer em estágio 3. Recebe 1000 ml de uma dieta enteral industrializada por jejunostomia, com densidade calórica de 1,5 kcal/mL e 14% de proteína, em gotejamento contínuo por bomba infusora. Com base nesses dados, afirma-se que esse paciente:

A educação nutricional faz parte das atividades do nutricionista em todos os campos de atuação, e a diferenciação entre o processo de educação e orientação nutricional pode contribuir para definir o papel do nutricionista como educador. Com relação ao processo de educação nutricional, afirma-se:

I. Deve ser enfatizada a mudança imediata das práticas alimentares por meio do seguimento da dieta determinada pelo profissional nutricionista, que é considerado a autoridade nesse processo.

II. As necessidades de mudança de comportamento alimentar são discutidas com o paciente, sendo o nutricionista um parceiro na resolução dos problemas e dificuldades.

III. As representações sobre o comer e a comida, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde por parte do paciente devem ser consideradas pelo nutricionista.

Está(ão) CORRETA(S):

“A atenção integrada e humanizada que seja capaz de trazer a pessoa idosa para o centro dos cuidados da equipe de saúde deve ser o diferencial do trabalho da equipe na consecução das ações de promoção da saúde e da qualidade de vida, tendo a alimentação e a nutrição como pilares fundamentais para tal.” Nesse contexto da nutrição, o Ministério da Saúde estabeleceu os “Dez passos para uma alimentação saudável para pessoas idosas”. Em relação a esses passos, analise as seguintes afirmativas:

I. Para a pessoa idosa são necessárias apenas três refeições durante o dia – desjejum, almoço e jantar –, sem a necessidade de pequenos lanches, pois o esvaziamento gástrico é mais lento, necessitando de maior intervalo entre as refeições.

II. É recomendada a ingestão de pelo menos 2L de água por dia para as pessoas idosas. A ingestão de líquidos por elas precisa ser incentivada, pois há ingestão reduzida pela menor sensação de sede.

III. Para o idoso, a quantidade de sal utilizada deve ser de, no máximo, três colheres de chá rasa por pessoa, distribuídas em todas as refeições do dia.

Está(ão) CORRETA(S):

Na avaliação antropométrica do estado nutricional, para evitar erros de interpretação, as técnicas de medição devem ser padronizadas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis