Questões de Nutrição da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da PUC/PR

Paciente J.C.S., 72 anos, hipertenso, há 6 anos sob medicação diária de um diurético tiazídico, a hidroclorotiazida, recebeu do nutricionista a orientação de incluir no seu cardápio, diariamente: duas bananas médias nas pequenas refeições, uma concha média de leguminosas e uma batata inglesa média no almoço. Como justificativa para a orientação nutricional fornecida ao paciente, pode-se afirmar que:

Os especialistas em administração determinam algumas etapas imprescindíveis na estruturação de uma empresa ou órgão que podem ser aplicadas na estruturação e organização de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar recém inaugurada. Para permitir o início de seu funcionamento, as seguintes etapas devem ser desenvolvidas:

Uma paciente de 66 anos, com diagnóstico de tumor de laringe em tratamento radioterápico, foi internada com sintomas de disfagia moderada a alimentos sólidos e xerostomia. Houve perda de peso nos últimos 3 meses, pois a cuidadora ofereceu somente líquidos à paciente. Constatou-se, pelo serviço de fonoaudiologia, boa aceitação da dieta de consistência pastosa. A paciente apresenta função gástrica e intestinal preservadas. Encontra-se lúcida, orientada no tempo e no espaço, porém, acamada e dependente de alimentação assistida devido a astenia. O nutricionista prescreveu dieta pastosa e suplementação calórico protéica, com auxílio e fará visita diária para avaliação da evolução clínica e nutricional.

Para essa paciente, recomenda-se:

Paciente R.J.M., 67 anos, portadora de dislipidemia, mantém níveis séricos elevados de LDL – colesterol e de triglicerídeos e baixos níveis de HDL – colesterol. Em sua última consulta, o nutricionista orientou a paciente a evitar alimentos que contenham ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans e a aumentar a ingestão dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, entre outras recomendações. Em relação à orientação nutricional para essa paciente, analise as afirmações.

I. Os ácidos graxos saturados reduzem o número de receptores de HDL no fígado, resultando no aumento do LDL – colesterol no sangue. Esses ácidos graxos saturados estão presentes apenas em alimentos de origem animal, os quais devem ter seu consumo reduzido pelos pacientes dislipidêmicos.

II. Os ácidos graxos trans possuem propriedades metabólicas semelhantes às dos ácidos graxos saturados, entretanto, além de elevarem o LDLcolesterol, possuem a propriedade de reduzir o HDL-colesterol. A maior contribuição dos ácidos graxos trans na dieta origina-se do consumo de óleos e gorduras hidrogenadas presentes em sorvetes, chocolates, pães recheados, molhos de salada, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial, devendo ser evitados por pacientes dislipidêmicos.

III. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem os triglicerídeos séricos pela diminuição da síntese hepática de VLDL e aumentam os níveis séricos de HDL – colesterol. Além disso, esse ácido graxo apresenta outros efeitos cardiovasculares protetores, como a redução da viscosidade do sangue, o relaxamento das artérias e a redução da pressão arterial. Portanto, a ingestão de ômega-3 deve ser incentivada para pacientes dislipidêmicos, podendo, por exemplo, ser obtido a partir do consumo da linhaça e de peixes como salmão e sardinha.

Está(ão) CORRETA(S):

A proteína constitui o maior componente estrutural de todas as células. Em relação a esse macronutriente, afirma-se CORRETAMENTE que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis