Questões de Nutrição da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da OBJETIVA

Considerando-se as medidas antropométricas comumente usadas e suas principais vantagens, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Circunferência da cintura. (2) Índice de Massa Corporal (IMC) (Kg/m²). (3) Espessura da prega cutânea.

_) O equipamento de medir é econômico e portátil. É possível estimar indiretamente o percentual de gordura corporal (%GC) ou a constituição corporal usando equações altamente correlacionadas com a pesagem hidrostática.
(_) O equipamento de medir é econômico e fácil de usar; alta correlação com a gordura corporal; boa associação com os desfechos clínicos; pontos de corte desenvolvidos em adultos e crianças.
(_) Fácil de medir. Mede o conteúdo de gordura localizada abdominal; correlação com a massa gorda total e percentual de gordura corporal (%GC); fator preditivo mais eficiente de muitas doenças relacionadas à obesidade, em comparação ao IMC. 

Em relação às recomendações dietéticas no período gestacional, analisar os itens abaixo:
I. No primeiro trimestre, a gestante deve manter sua ingestão energética semelhante ao período pré-gestacional, considerando que não há acréscimos de calorias nesse período.
II. Os requerimentos de cálcio estão aumentados na gestação, porém as recomendações dietéticas de cálcio entre mulheres adultas e adolescentes não são iguais. Na adolescência, a necessidade desse mineral aumenta devido ao crescimento e desenvolvimento das adolescentes.
III. No último trimestre de gestação, ocorre o maior requerimento de ferro pela gestante, devido ao aumento da massa eritrocitária para suprir as necessidades do feto.
IV. A deficiência de vitamina C durante a gestação foi associada ao aumento do risco de infecções, à ruptura prematura de membranas, ao parto prematuro e à pré-eclâmpsia.
Estão CORRETOS:

Considerando-se a prevenção e o tratamento da anemia na gestação que visa à correção do déficit de ferro, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Quando o valor de hemoglobina (Hb) for >= 11g/dL - ausência de anemia: suplementar com 60mg/dia de ferro elementar e 5mg de ácido fólico, a partir da 20ª semana, devido à maior intolerância digestiva no início da gravidez. Recomenda-se ingestão uma hora antes das refeições.
(_) Quando o valor de hemoglobina (Hb) for >= 8g/dL e < 11g/dL, já considerando uma anemia leve a moderada, a prescrição de sulfato ferroso em dose de tratamento poderá permanecer a mesma dos casos de prevenção da anemia ou ajustar o valor um pouco além, ou seja, de 60mg até 80mg/dia de ferro elementar, é suficiente para retardar a anemia instalada nesses estágios leves a moderados. Lembrando que é fundamental o acompanhamento para verificar melhoras dos valores. Recomenda-se ingerir uma hora antes das principais refeições.
(_) Uma dieta equilibrada, contendo ferro heme, ferro não heme, alimentos fortificados com ferro e uma combinação adequada de alimentos a fim de melhorar sua biodisponibilidade, pode suprir uma boa parcela do requerimento médio durante a gestação e pode ser suficiente para mulheres que tenham reserva pré-gestacional de ferro adequada.

Considerando-se os exames laboratoriais comuns utilizados para testar a função hepática, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Y-Glutamiltranspeptidase (GGT). (2) Fosfatase alcalina sérica. (3) Alanina aminotransferase (ALT).

(_) Localizado no citosol do hepatócito, encontrado em vários outros tecidos do corpo, mas em maior quantidade no fígado, aumento com o dano à célula hepática.
(_) Enzima associada a microssomos e membranas plasmáticas nos hepatócitos; também presente no rim, cérebro, coração, pâncreas; aumenta com a doença hepática, mas também após enfarte do miocárdio, em doenças neuromusculares, doenças pancreáticas, doença pulmonar, diabetes melito, dentre outros.
(_) Enzima amplamente distribuída em osso, fígado, placenta, intestino, rim, leucócitos; principalmente ligada às membranas canaliculares no fígado; níveis aumentados sugerem colestase, mas podem também ser aumentados com distúrbios ósseos, gravidez, crescimento normal e algumas malignidades.

Considerando-se as principais indicações e vantagens para os diferentes tipos de acesso da Terapia de Nutrição Enteral (TNE) ao tubo digestivo, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Nasogástrica. (2) Nasoduodenal. (3) Gastrostomia.
(_) Recomendada para longos períodos de TNE (>4 a 6 semanas), requer funcionamento do estômago e reflexo de vômito, tem como vantagem a capacidade reservatória do estômago e permitir alimentação em bolus.
(_) É indicada em casos de aspiração, refluxo, gastroparesia ou esvaziamento gástrico prejudicado e tem como vantagem diminuir o risco de aspiração.
(_) Requer funcionamento intestinal e reflexo de vômito para proteção das vias aéreas, tendo como vantagem a capacidade reservatória do estômago, a permissão de alimentação em bolus, além das sondas de grande calibre que diminuem o risco de obstrução por administração de medicações ou fórmulas viscosas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis