Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Sobre evidências da situação nutricional da população brasileira, de acordo com o estudo divulgado pelo Ministério da Saúde (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico -Vigitel) em 2016, analise as afirmativas abaixo:

I. O excesso de peso no Brasil cresceu 26,3% nos últimos dez anos, passando de 42,6% em 2006, para 53,8% em 2016.

II. O excesso de peso é mais comum entre os homens: passou de 47,5% para 57,7% no período de 2006 a 2016. Já entre as mulheres, o índice passou de 38,5% para 50,5%.

III. O indicador de excesso de peso é sempre maior, conforme a idade. Nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 30,3%. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 61,1% e, entre os com idade de 55 a 64 anos, o número chega a 62,4%. Já na população com 65 anos ou mais, o índice é de 65,7%.

IV. Os estados brasileiros onde reside a população de maior renda per capita é também onde se encontram maiores frequências de excesso de peso.

V. A escolaridade contribui positivamente para evitar o excesso de peso: a obesidade é maior entre os que têm menos anos de escolaridade.

É(São) VERDADEIRA(S)

Sobre o tema Educação Alimentar e Nutricional-EAN, analise as afirmativas abaixo:

I. A melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição é o principal resultado que deve ser esperado da EAN.

II. As estratégias de EAN devem considerar que o comportamento alimentar é influenciado por fatores cognitivos, psicológicos, situação sócio-econômica, normas sociais, padrões culturais, além da cadeia alimentar e da disponibilidade de profissionais especializados (recursos humanos).

III. O suporte social recebido durante a modificação do comportamento alimentar é a motivação intrínseca que contribui para mudança de comportamento.

É CORRETO afirmar que

Sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, é correto afirmar que é:

As três deficiências nutricionais de maior importância para a Saúde Pública no grupo materno-infantil, devido à alta prevalência e associação com morbimortalidade são as deficiências de:

O aconselhamento dietético (AD) de obesos deve apresentar-se como proposta educativa, que se preocupa com a compreensão do ser humano e do mundo, e suas relações. Desse modo, o plano de ação do AD, sendo individual ou coletivo, deve ser fundamentado em técnicas pedagógicas e nos seguintes valores:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis