Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

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Está claro que o padrão alimentar interfere diretamente na etiologia da aterosclerose e, consequentemente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A Sociedade Brasileira de Dislipidemia através da I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular traz recomendações baseadas em evidências científicas, que objetivam reduzir o risco cardiovascular na população brasileira.

De acordo com a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, são recomendações para a dietoterapia nas dislipidemias:

Diversas intervenções nutricionais, dentre elas a suplementação de nutrientes específicos como as vitaminas A, B, D, E, carotenoides e os ácidos graxos ômega, podem modular uma série de mecanismos fisiopatológicos relacionados com a aterosclerose. A ciência, contudo, não dispõe de evidências cientificas suficientes para comprovar o benefício de todos estes nutrientes na prevenção da doença cardiovascular (DCV).

Segundo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, publicada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é correto afirmar que

Sobre os princípios para as ações de educação alimentar e nutricional estabelecidos no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas, marque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O princípio da abordagem do sistema alimentar na sua integralidade prevê que as ações de EAN abordem o acesso à terra, à água e aos meios de produção; as formas de processamento, de abastecimento, de comercialização e de distribuição, a escolha e consumo dos alimentos; e a geração e a destinação de resíduos.

( ) O princípio da promoção do autocuidado e da autonomia prevê o favorecimento da adesão das pessoas às mudanças necessárias ao seu modo de vida, empoderando-as em relação à sua saúde.

( ) O princípio da valorização da culinária enquanto prática emancipatória prevê que as abordagens educativas e pedagógicas adotadas em EAN privilegiem os processos ativos e incorporem conhecimentos e práticas populares contextualizados.

( ) O princípio da intersetorialidade prevê que as estratégias de EAN devam ser desenvolvidas de maneira coordenada e com abordagens que se complementem de forma harmônica e sistêmica.

Assinale a sequência correta.

Sobre o empowerment nos programas de educação alimentar e nutricional, analise as afirmativas.

I - Objetiva apoiar os indivíduos a fazer suas próprias análises para tomarem as melhores decisões.

II - Enfatiza a responsabilidade do cliente na causa do problema e a adquirir competência para resolvê-lo.

III - Apresenta três etapas que determinam o comportamento alimentar: a cognitiva, a afetiva e a situacional.

IV - É uma estratégia educacional na qual o educando estuda por meio de material previamente elaborado.

Está correto o que se afirma em

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as afirmativas.

I - O PNAE consiste na descrição contínua e na predição de tendência das condições de alimentação e nutrição da população e os seus fatores determinantes.

II - O PNAE tem como proposta garantir alimentação escolar a todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias.

III - A alimentação escolar é o programa de suplementação alimentar mais antigo no Brasil, criado oficialmente em 1955, por meio do Decreto nº 37.106, que instituiu a Campanha de Merenda Escolar (CME).

IV - Os recursos financeiros destinados ao PNAE são exclusivos para a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, infraestrutura e mão de obra.

Estão corretas as afirmativas

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