Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

A partir do dia 13/12/2011 o ministério da Saúde juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, dentre eles os mais consumidos pelo público infantojuvenil, incluindo sete categorias: batata frita e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016. A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, responsáveis por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009.

Qual a quantidade diária de Sódio preconizada pelo Ministério da Saúde?

O aumento da prevalência dos transtornos alimentares (TA) entre a população jovem, decorrente de modificações na estrutura econômica e social das comunidades, é motivo de preocupação entre os profissionais de saúde. Sobre a prevalência de TA em acadêmicos, é INCORRETO afirmar que

A segurança dos alimentos tem por objetivo principal garantir que o consumo de um alimento não cause nenhuma forma de prejuízo ao consumidor. Sua prática está fundamentada na implantação de um sistema de qualidade denominado Boas Práticas, composto de princípios e regras desenvolvidos para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Dentre as práticas mais importantes, a Organização Mundial da Saúde destaca as 10 Regras de Ouro sobre os cuidados adequados que devemos ter com os alimentos.

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Analise as afirmativas abaixo sobre as recomendações do Ministério da Saúde apontadas nos Dez Passos da Alimentação Saudável para o Adulto:

- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais e tubérculos nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

- Consuma no máximo, uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

- Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

- Consuma diariamente uma porção de leite e derivados e duas porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna estes alimentos mais saudáveis.

- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Quantas estão corretas?

Assinale a alternativa correta.

I) A bolsa alimentação terá duração de 12 meses e pode ser renovada desde que o responsável cumpra uma agenda de compromissos.

II) São beneficiários do programa bolsa alimentação gestantes e nutrizes e ainda crianças de 6meses a 6 anos e onze meses de idade que estejam em risco nutricional.

III) É responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde efetuar o cadastro dos beneficiários.

IV) Cada família cadastrada no programa bolsa alimentação receberá a importância de R$ 45,00 por beneficiário.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis