Questões de Nutrição do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2025

#Questão 1129578 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

Quando o indivíduo apresenta Doença Renal Crônica (DRC), o rim não consegue eliminar adequadamente os restos dos alimentos digeridos e, nessa situação, torna-se necessária uma orientação quanto à alimentação, que deve ter certos cuidados. O nutricionista deve estar atento ao tipo de tratamento médico que o paciente renal está sendo submetido, pois isso afeta o tratamento nutricional de escolha. Considerando que Joana, mulher, adulta, encontra-se em processo de hemodiálise e está com baixo peso (desnutrição), analise as recomendações nutricionais e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ao iniciar o programa dialítico, a ingestão de proteína é maior do que no tratamento conservador, recomendando-se a ingestão de 1,4 a 1,5 g/kg do peso atual.


( ) A ingestão energética deve ser maior que 40 kcal/Kg/dia, utilizando o peso atual da paciente.


( ) Deve-se realizar monitoramento rígido dos valores laboratoriais de potássio. Para o controle desse mineral, é recomendado que se prepare verduras e legumes cozidos para as suas principais refeições.


A sequência está correta em

#Questão 1129579 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, cerca de 1,4 a 1,8 milhão de pessoas apresentam Doença Renal Crônica (DRC); 70 mil estão em diálise (90% em hemodiálise e 10% em diálise peritoneal); e 25 mil são transplantados renais. Por ano, 3 mil pacientes são submetidos ao transplante renal, enquanto 33 mil esperam na fila por um enxerto. Sobre as alterações fisiológicas na fase de pós-transplante renal, analise as afirmativas a seguir.


I. A perda óssea é uma complicação importante em pacientes transplantados, sendo atribuída a vários fatores, como hiperparatireoidismo, acidose e glicocorticoides. A osteoporose induzida pelos glicocorticoides ocorre após o início da terapia, e grande parte da perda de massa óssea se dá nos primeiros meses após o transplante, quando as doses de glicocorticoides são altas.


II. A obesidade é extremamente frequente em pacientes transplantados renais e seu aparecimento é atribuído a diversos fatores, como maior liberdade na escolha de alimentos e aumento do apetite e, consequentemente, da ingestão calórica provocada pelo uso de corticoides. A síndrome metabólica está diretamente relacionada à diminuição da sobrevida do enxerto.


III. O hiperparatireoidismo terciário pode persistir após o transplante e levar à hipofosfatemia e hipocalcemia, comuns nas primeiras semanas após o transplante; isso ocorre devido à perda tubular renal de minerais causada pelos glicocorticoides.


Está correto o que se afirma em 

#Questão 1129580 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

Antônio, 56 anos, fumante há 30 anos, foi diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma das maiores causas de morbimortalidade em todo o mundo. Ele tem apresentado os seguintes sintomas: anorexia, saciedade precoce, dispneia e fadiga. Sendo assim, o nutricionista apresentou a conduta nutricional para aumentar o aporte calórico. Diante do exposto, assinale a estratégia nutricional INCORRETA para o caso hipotético apresentado. 

O Brasil passa por um crescente e exponencial aumento da expectativa de vida, que será ainda maior nos próximos anos, demandando serviços de saúde especializados, que deverão ser um reflexo do planejamento e das prioridades atuais das políticas públicas sociais. Sobre a nutrição no processo de envelhecimento, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1129582 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

A obesidade entre crianças e adolescentes é o resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais/comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos – familiar, comunitário, escolar, social e político. Por ser multifatorial, trata-se de uma condição de difícil compreensão e desafiadora para intervenção, pois exige ações integradas em diversos setores, além da saúde. Intervenções realizadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) permitem integrar diferentes serviços de saúde para prevenção, cuidado e tratamento da obesidade infantil junto à comunidade local. São consideradas estratégias para prevenção e atenção à obesidade infantil na APS, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis