Questões de Nutrição do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2010

#Questão 605998 - Nutrição, Dietética, CESPE / CEBRASPE, 2010, Não Classificadas, Médico Residente Multiprofissional

Considerando o conceito de ingestão dietética de referência — dietary reference intakes (DRI) — e a avaliação qualitativa da adequação da dieta de indivíduos, julgue os próximos itens, referentes à ingestão média de um nutriente. Caso seja menor que o valor da ingestão dietética recomendada — recommended dietary allowances (RDA) —, ela deve ser considerada inadequada.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A presença de esporos de B. cereus em fórmulas para lactentes é crítica, pois as condições de reaquecimento e o tempo de espera para distribuição das mamadeiras podem favorecer a germinação desses esporos. Mesmo em pequena quantidade, sua presença representa um risco de intoxicação alimentar.

A partir de pesquisas desenvolvidas para avaliar a qualidade do produto final em lactários, constatou-se que, nas amostras de mamadeiras analisadas, os valores encontrados não atenderam aos padrões legais para contagem total em placas, contagem total de mesófilos, E. coli, coliformes totais e S. aureus. A adoção das ferramentas de segurança alimentar, com as boas práticas de fabricação (BPF) e o procedimento operacional padronizado (POP), permite o monitoramento das operações cotidianas relacionadas ao preparo das mamadeiras, enquanto o sistema de análise de perigos por pontos críticos de controle (APPCC) aborda somente a inocuidade do produto. A figura abaixo apresenta o fluxograma da elaboração de fórmulas lácteas tratadas termicamente (cozidas) ou não.

Com relação às informações acima apresentadas, julgue os itens de 41 a 45.

Na etapa referente ao tratamento térmico, o perigo potencial é de natureza biológica, significativo para a inocuidade do alimento, em razão da possibilidade da presença de bactérias vegetativas ativas e de esporos de bactérias patogênicas. Por consequência, o tratamento térmico é um ponto crítico de controle (PCC).

#Questão 606024 - Nutrição, Bioquímica, CESPE / CEBRASPE, 2010, Não Classificadas, Médico Residente Multiprofissional

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

O controle da osmolalidade é fator secundário na nutrição enteral. Os problemas de natureza mecânica que podem implicar o fornecimento inadequado de nutrientes e de calorias, entre outros aspectos, são devidos ao calibre das sondas ou à formação de complexos insolúveis entre fórmula e medicamento.

#Questão 606025 - Nutrição, Bioquímica, CESPE / CEBRASPE, 2010, Não Classificadas, Médico Residente Multiprofissional

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

Os formulados P1 e P2 tiveram maior viscosidade que o padrão. São isotônicos e, quanto ao gotejamento gravitacional, mostraram-se adequados. É provável que os maiores valores de osmolalidade de P1 e P2 se devam à adição de sal iodado, uma vez que o sódio tem a propriedade de se dissociar em partículas menores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis