Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

M. C., 67 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal intensa de início súbito em quadrante superior direito há um dia. Ela queixa-se de 5 episódios de vômitos, inicialmente alimentares, e depois de característica biliar. Relata quadros semelhantes anteriormente, mas nunca com essa intensidade. Ela apresenta FR: 24 irpm, FC: 123bpm e PA 85/60 mmHg, bem como um leucograma com 20.000 leucócitos, glicemia de 190 mg/dL, LDH de 400 UI/L, TGO de 239 UI/L e amilase de 1.100 UI/L. Com base nos dados apresentados, avalie as afirmativas abaixo:

I. Trata-se de uma paciente com pancreatite aguda grave.

II. A paciente apresenta critérios de Ranson de admissão que indicam gravidade.

III. A amilasemia elevada de Maria Cláudia indica um prognóstico pior.

Está(ão) CORRETA(S):

M. A., 81 anos, é levada ao hospital pelo esposo, às 15h. Ela apresenta dor abdominal iniciada neste mesmo dia pela manhã. Ao questionar o sítio da dor, ela aponta com o dedo o quadrante inferior esquerdo do abdômen. Está febril (T=38,4o C), hipocorada e desidratada, pesa 85kg e tem 1,65m de altura. Quanto ao hábito intestinal, o esposo relata que ela sempre foi obstipada, mas que evacuou na véspera sem sangue muco ou pus. O marido ainda conta que Maria Amália não almoçou e apresentou dois episódios de vômitos.

Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa que indica a patologia mais provável:

Em relação à frequência de repetição de pulso (FRP), pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

Em relação à imagem ultrassonográfica em modo B, pode-se afirmar CORRETAMENTE:

Qual é a morfologia de curva do Doppler pulsado em uma artéria vertebral cuja artéria subclávia ipsilateral apresenta estenose hemodinamicamente significativa entre 50% e 75% na sua origem?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis