Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

Uma avaliação pós-operatória de derivação femoropoplítea com veia safena reversa identificou turbilhonamento do fluxo no segmento médio da derivação com velocidade sistólica de 250 cm/s e índice de velocidade de 3,0. Para esse caso, assinale a alternativa que indica o possível diagnóstico:

Uma avaliação com Doppler pulsado na veia subclávia esquerda identificou fluxo com curva espectral, que apresentou perda da pulsatilidade retrógrada da contração atrial direita. Como interpretar esse achado de exame?

M. C., de 65 anos, chega ao hospital às 21h, acompanhada do filho mais velho, por quadro de dor abdominal. Nesta sua primeira consulta em hospital, ela afirma que neste dia, pela manhã, começou uma “dor estranha no meio da barriga”. Durante o final da manhã, apresentou náuseas e um episódio de vômito alimentar. A paciente relata que não conseguiu almoçar. Durante o começo da tarde, a dor foi piorando e agora ela está mais forte e parece que se concentrou na parte inferior do lado direito do abdômen. A idosa não apresentou ânimo para executar as atividades habituais e, mesmo sem ter almoçado, recusou também o café-da-tarde e continuou com o quadro de náusea. Conta que seu filho mais velho veio visita-la no final da tarde, aferiu sua temperatura (37,5oC) e acabou insistindo que ela viesse ser consultada no hospital. Após relutar, confessa não estar no seu quadro normal.

Baseado nessa conversa inicial entre a paciente e o médico, o quadro clínico mais provável é:

Estudo do tronco celíaco com respiração normal, de paciente em estado de repouso, evidenciou velocidades sistólica e diastólica de 300 cm/s e 80 cm/s, respectivamente. Durante manobra de inspiração profunda, as velocidades sistólica e diastólica obtidas foram de 200 cm/s e 40 cm/s, respectivamente. Qual a justificativa para esse achado?

Um mapeamento pré-operatório para cirurgia de varizes da veia safena magna apresentou as seguintes identificações: refluxo significativo na veia safena magna da junção safenofemoral ao joelho escoado por veia perfurante; ausência de refluxo no segmento proximal de perna; refluxo no segmento médio de perna causado e escoado por veias tributárias e ausência de refluxo no segmento distal de perna. Com base nessa descrição, assinale a alternativa que corresponde ao padrão de refluxo da veia de safena em questão:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis