Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

Com relação à textura ultrassonográfica, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de placa de ateroma na artéria carótida que está relacionado a um risco maior de causar eventos isquêmicos cerebrais?

J. O., 73 anos, chega ao hospital vítima de trauma. Sofreu uma colisão entre uma moto e um automóvel, o paciente estava na moto e usava capacete. Aguardou consciente a chegada da equipe de resgate pré-hospitalar. Foi encontrado com vias aéreas pérvias, dificuldade respiratória com hipertimpanismo e murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo, distensão de jugulares, abdômen flácido, pelve estável e membro inferior esquerdo encurtado e com rotação interna. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo:

I. O mecanismo de trauma mais comum entre os idosos são as quedas de mesmo nível.

II. O idoso apresenta alterações fisiológicas que influenciam em sua resposta ao trauma torácico, como: enrijecimento do arcabouço torácico, aumento da capacidade vital pulmonar e PaO2, diminuição do débito cardíaco e alterações no sistema de condução atrioventricular.

III. Pneumotórax e hemotórax traumático devem receber tratamento precoce a fim de evitar-se complicações decorrentes do baixo débito cardíaco e insuficiência respiratória.

Está(ão) CORRETA(S):

C. H., 68 anos, chega ao consultório decidido a operar a hérnia. Ele apresenta queixa de abaulamento em região inguinal direita e dor local ao realizar esforços como, por exemplo, ao tentar trocar o galão de água do bebedouro. Durante sua anamnese, ele nega outros sintomas, não apresenta alteração do hábito intestinal, e diz que possui hipertensão arterial sistêmica medicado com enalapril; relata, ainda, ser tabagista (40 maços/ano). Em exame, detecta-se o anel inguinal profundo direito, coloca-se o índex nessa depressão e é pedido para o paciente tossir. Durante a manobra de Valsalva sente-se a protrusão herniária à aproximação da polpa digital. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo:

I. As hérnias abdominais ocorrem com maior frequência entre homens. O tipo de localização mais comum é na região inguinal.

II. Dentre as hérnias inguinais, dois terços correspondem ahérnias inguinais indiretas.

III. Pela anamnese e exame físico do paciente do caso descrito, essa hérnia inguinal é provavelmente do tipo direta por fraqueza da fáscia transversal.

Está(ão) CORRETA(S):

M. A., 42 anos, marcou uma consulta com urgência, pois suspeitava estar com sintomas de possível câncer no esôfago. Ela relata que apresenta há muitos anos uma sensação de azia. Em algumas situações, essa sensação tornava-se pior, como exemplo após as feijoadas de sábado ou ao deitar-se logo após o jantar. No entanto sempre fez uso de medicamentos supostamente digestivos. Como emagreceu 5 kg com facilidade depois de uma dieta, ela está preocupada. Durante a anamnese, a paciente não apresentou outras queixas, exceto as já citadas. A endoscopia digestiva alta evidenciou erosões lineares na junção escamocolunar com biópsia que demonstrou epitélio escamoso esofágico.

 Com base na história clínica e exame complementar, a patologia mais provável para justificar os sintomas de Maria Aparecida é:

O aumento da expectativa de vida da população é responsável por um acréscimo no número de internações de idosos por patologias clínicas e cirúrgicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço das 25 milhões de cirurgias que ocorrem anualmente envolve idosos enquanto que metade das admissões hospitalares desses pacientes está associada a motivo cirúrgico. Sobre esse tema, considere as assertivas abaixo:

I. Os principais elementos na avaliação de risco perioperatório são: história clínica, antecedentes pessoais de patologia, medicamentos e cirurgias anteriores.

II. A escala de risco da ASA (American Society of Anesthesiology) utiliza a idade de 70 anos como um de seus parâmetros (indivíduos saudáveis, abaixo de 70 anos – ASA I; doença sistêmica leve sem limitação funcional ou idade maior que 70 anos – ASA II).

III. Idade acima de 60 anos indica um maior risco de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP).

IV. O risco cardiológico de um paciente que apresentou infarto agudo do miocárdio IAM há 4 meses é o mesmo de um paciente que sofreu o mesmo evento há 4 anos.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis