Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Na maioria das situações, o quadro de icterícia pode ser considerado benigno. No entanto, com a deficiência relativa de enzimas bacterianas no intestino do recém-nascido (RN), ocorre desconjugação de parte da bilirrubina direta, com consequente reabsorção de bilirrubina indireta pela circulação êntero-hepática, contribuindo para o aumento da bilirrubinemia. Sobre o escore clínico de bilirrubina indireta (BIND) para disfunção neurológica induzida pela bilirrubina, analisar os itens abaixo:
I. No escore 1, gravidade leve, o estado mental do paciente é de sonolência e sucção débil.
II. No escore 2, gravidade moderada, o tônus muscular apresenta hipotonia e o estado mental comatoso.
III. No escore 3, estado grave, o paciente apresenta convulsões, tórax arqueado, em opistótono.

Está(ão) CORRETO(S): 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a amamentação com leite materno (LM), de modo exclusivo, até os seis meses de idade. A maturação do leite humano ocorre durante as primeiras semanas de vida do recémnascido (RN). O LM produzido entre o primeiro e o terceiro dia de lactação é chamado:

O procedimento mais importante e efetivo na reanimação em sala de parto, que deve ser iniciado, quando necessário, no primeiro minuto de vida, denominado “minuto de ouro”, é o(a):

A anemia ferropriva é uma das carências nutricionais mais prevalentes na infância. Sobre as condutas no tratamento da anemia ferropriva, analisar os itens abaixo:
I. Aumentar o consumo de carnes.
II. Oferecer ferro medicamentoso via oral (sulfato ferroso).
III. Aumentar a oferta de frutas cítricas. IV. Ingerir chá preto, mate ou café próximo às refeições para aumentar a absorção de ferro.

Estão CORRETOS: 

A sepse neonatal é uma síndrome clínica caracterizada por sinais sistêmicos de infecção acompanhados pela presença de bacteremia no primeiro mês de vida. Sobre a sepse neonatal, analisar os itens abaixo:
I. A sepse precoce é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida.
II. A sepse tardia está relacionada a fatores pós-natais e múltiplos procedimentos na UTI aos quais os recém-nascidos estão sujeitos.
III. As manifestações clínicas do recém-nascido são inespecíficas.
IV. Na sepse tardia, o esquema empírico inicial é ampicilina e gentamicina, considerando os microrganismos mais encontrados na sepse neonatal tardia e a sensibilidade destes.

Estão CORRETOS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis