Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

As recomendações da alimentação do lactente no primeiro ano de vida seguem diretrizes internacionais e nacionais levando em consideração as necessidades nutricionais da criança e as particularidades geográficas, sociais e culturais de cada população.

Sobre as recomendações da alimentação no primeiro ano de vida, assinale a alternativa correta.

#Questão 1134019 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FGV, 2025, MPU, Analista do Junta Médica em Psiquiatria

João, um menino de 7 anos, é levado à consulta pelos pais devido a episódios recorrentes de manchas de fezes na roupa íntima, que ocorrem tanto durante o dia quanto à noite, há aproximadamente três meses. Segundo os pais, apesar de estar completamente treinado para o uso do banheiro, João apresenta dificuldade para evacuar, principalmente porque reclama de dor durante os movimentos intestinais. Há um histórico de constipação crônica, caracterizada por fezes duras e de diâmetro aumentado, o que tem levado o menino a reter o desejo de defecar para evitar o desconforto. No exame físico, durante a palpação abdominal, identifica-se massa bem delimitada no quadrante inferior, associada a sensibilidade aumentada na região periumbilical, sugerindo acúmulo de fezes impactadas. O exame digital do reto confirma a presença de fezes endurecidas com preservação do tônus do esfíncter anal, sem sinais de anormalidades estruturais. O exame neurológico está normal. Com base na história e nos achados do exame físico, o diagnóstico mais provável é:

#Questão 1134514 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, OBJETIVA, 2025, Prefeitura de Lapa - PR, Médico Pediatra (Diarista | Plantonista)

Uma criança de 5 anos foi levada à emergência com quadro súbito de dispneia intensa, cianose labial e agitação. Segundo os pais, houve contato prévio com um possível alérgeno alimentar. Na avaliação inicial, constatou-se taquicardia, uso de musculatura acessória e sibilos à ausculta. Diante da suspeita de reação anafilática, assinalar a alternativa CORRETA sobre a conduta imediata:

#Questão 1134515 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, OBJETIVA, 2025, Prefeitura de Lapa - PR, Médico Pediatra (Diarista | Plantonista)

Você está avaliando um paciente pediátrico de 14 anos com histórico de episódios recorrentes de dor abdominal severa, náuseas e vômitos. Exames laboratoriais revelam elevação das enzimas pancreáticas, e a imagem do abdome sugere pancreatite. Com base nesses achados, você considera o diagnóstico de pancreatite aguda e crônica e reflete sobre os aspectos clínicos e de manejo dessas condições. Sobre pancreatites agudas e crônicas em pacientes pediátricos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A etiologia mais comum de pancreatite aguda em crianças é a obstrução biliar.
( ) Pacientes com pancreatite crônica frequentemente desenvolvem insuficiência pancreática exócrina.
( ) O manejo inicial da pancreatite aguda foca principalmente no suporte nutricional enteral precoce.
( ) A ressonância magnética é ineficaz no diagnóstico de pancreatite crônica.

NÃO é uma apresentação clínica comum de um cisto de colédoco em bebês e crianças:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis