Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Acerca das anemias carenciais na pediatria, analise as afirmativas:

I. A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia em crianças.
II. A suplementação profilática de ferro é indicada em lactentes amamentados exclusivamente no peito a partir dos 6 meses de idade.
III. A dosagem de hemoglobina é suficiente para diferenciar as anemias carenciais das hemolíticas.
IV. A dieta rica em ferro heme é fundamental na prevenção de anemia ferropriva.


Estão corretas:  

A segurança alimentar em pediatria é fundamental para a prevenção de doenças. Sobre práticas alimentares seguras em lactentes e crianças pequenas, indique a resposta correta: 

Uma criança de 5 anos é atendida no pronto socorro de pediatria com história de dispnéia leve nas últimas 24 horas, principalmente aos esforços, acompanhada de palidez cutânea e hiporexia. No exame físico, apresenta FC: 160 bpm, palidez cutânea, edema palpebral bilateral, estertores à ausculta pulmonar e fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito. Rx de tórax com cardiomegalia e congestão pulmonar.

Considerando o quadro clínico acima compatível com insuficiência cardíaca, assinale a alternativa correta.

Recém-nascido nasceu de parto normal com idade gestacional de 35 semanas, rotura de membranas no ato e líquido amniótico meconeado. Nasceu em regulares condições com necessidade de 2 ciclos de ventilação com pressão positiva na sala de parto com melhora. Apgar 5 e 8, no 1º e 5º minutos, respectivamente. Evoluiu com desconforto respiratório precoce caracterizado por retrações subcostais e tiragens intercostais discretas, aletas ampliadas e gemido audível com estetoscópio (Boletim de Silverman Andersen = 4). Apresentou necessidade de O2 suplementar sob cateter nasal a 1 litro/ minuto para manter SatO2 92% com 10 minutos de vida. O Rx de tórax realizado com 4h de vida, devido persistência do desconforto respiratório mostrou hiperinsuflação pulmonar e infiltrado perihilar.

O diagnóstico mais provável do desconforto respiratório e o mecanismo fisiopatológico são, respectivamente,

Amanda nasceu a termo, em boas condições e peso adequado para a idade gestacional. Foi encaminhada ao alojamento conjunto onde evoluiu com icterícia zona II com 27 horas de vida. Apresentou dificuldade de pega do seio materno e com 48 horas de vida apresentou perda de 7% do peso de nascimento. No exame físico, identificou-se icterícia zona IV. Amanda é do grupo sanguíneo A Rh positivo e sua mãe do grupo sanguíneo O Rh negativo; Coombs direto negativo.

O diagnóstico provável da icterícia de Amanda é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis