Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Sobre a suplementação vitamínica e mineral da criança, analisar os itens abaixo:
I. O recém-nascido deve receber, ao nascimento, vitamina K1 na dose de 0,5 a 1mg por via intramuscular ou 1 a 2mg por via oral.
II. A suplementação de ferro não está indicada para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional a partir da introdução de alimentos complementares.
III. A administração de vitamina B12 é aconselhável para crianças cujas mães sejam vegetarianas estritas.
IV. Crianças em aleitamento materno não necessitam de suplementação de vitamina C, desde que a mãe tenha dieta adequada.

Estão CORRETOS:

Durante o exame clínico, o pediatra deve estar atento aos sinais de carência nutricional de macro e micronutrientes. Os casos mais graves de desnutrição (3º grau, segundo o critério de Gómez) incluem diferentes formas de manifestação dos graves déficits nutricionais. Os lactentes desnutridos graves são classificados, conforme aspectos clínicos e laboratoriais, em, EXCETO:

A icterícia é um achado comum no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Na maioria das vezes, é benigna, mas, em virtude do potencial de toxicidade da bilirrubina em concentrações elevadas, os recém-nascidos (RN) devem ser monitorados, a fim de prevenir o quadro mais grave. A forma crônica e permanente da encefalopatia bilirrubínica, em que o RN desenvolve paralisia cerebral atetoide, neuropatia auditiva, displasia dentária e, ocasionalmente, deficiência mental, é chamada:

Considerando-se as orientações relacionadas à alimentação complementar, analisar os itens abaixo:
I. Para evitar o consumo de açúcar de cana por crianças com até 12 meses de vida, o mel é altamente recomendado para adoçar os sucos e/ou chás devido às suas propriedades expectorantes.
II. Para garantir o aporte de nutrientes, a papa salgada deve conter um alimento de cada grupo desde a primeira oferta, principalmente carne, para prevenir a anemia.
III. A partir dos oito meses de idade do bebê, alguns alimentos da família já podem ser oferecidos à criança, amassados ou desfiados, desde que não tenham sido preparados com excesso de temperos.
IV. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
Estão CORRETOS:

A respeito da meningite meningocócica, analisar os itens abaixo:
I. É a forma mais frequente de doença meningocócica invasiva.
II. Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente.
III. Em lactentes jovens, sobretudo no período neonatal, a suspeita de meningite torna-se notadamente mais evidente, pois a febre e a icterícia estão sempre presentes.
IV. A ocorrência da meningite meningocócica, assim como a presença de sinais neurológicos focais, é menos frequente que nas meningites por pneumococo ou por Haemophilus influenzae sorotipo B.
Estão CORRETOS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis