Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

No que diz respeito aos indicadores de saúde, assinale a alternativa que corresponde ao número de óbitos de 7 a 27 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado: 

Recém-nascido, IG 38 semanas, mãe diabética, parto via cesárea por macrossomia fetal e cardiotocografia não tranquilizadora, apresenta Apgar 9/10 e peso ao nascer 4.020g. A complicação mais provável para essa criança durante o período neonatal é: 

Pedro, 3 meses de idade, chega ao consultório acompanhado da mãe, com queixa de regurgitação frequente e às vezes volumosa. Está em aleitamento materno exclusivo, com bom ganho ponderal. Nasceu de parto normal, a termo, peso ao nascer = 3300g. Peso atual = 4700g. O diagnóstico mais provável e conduta inicial são: 

Lactente de oito meses é levado ao pronto-socorro com quadro de febre, vômitos e diarreia aquosa sem sangue ou muco há 36 horas. Exame físico: sonolento, hipoativo, olhos fundos com mucosa seca e ausência de lágrimas, pulso débil e enchimento capilar > 4 segundos. Peso na admissão = 7 kg.
A conduta é infundir soro

Lactente, dois meses de vida, apresenta regurgitações (oito vezes ao dia), choro por 45 minutos, mas a mãe consegue acalmá-lo sem medicamentos. Foi amamentado por 15 dias e, desde então, vem sendo alimentado com fórmula infantil convencional. Peso de nascimento = 3 kg e comprimento = 50 cm. As avós recomendaram que durante o sono o lactente seja mantido em posição prona com a cabeça elevada. Peso atual = 5,2 kg. Evacuações normais.
Deve-se orientar os pais a manter o lactente na posiçã

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis