Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Considerando-se o exame físico do recém-nascido, analisar os itens abaixo:
I. Atenção especial deve ser dada à movimentação dos membros superiores, que pode estar comprometida por lesões traumáticas do parto.
II. Deve-se apalpar a linha média da coluna vertebral na busca de espinha bífida, meningocele e outros defeitos, especialmente na região sacrolombar.

III. A fratura de clavícula pode causar restrições de movimentação do membro correspondente devido à intensa dor. O exame radiológico é indicado para definição da conduta clínica.
IV. Pode-se encontrar assimetria das pregas glúteas e encurtamento do membro afetado no caso de displasia unilateral do quadril.

Estão CORRETOS:

Paciente recém-nascido, com 34 semanas, pesando 1.500g, vai para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal receber os cuidados necessários para o seu desenvolvimento. Em relação ao caso, em conjunto com as noções básicas de Terapia Intensiva Neonatal, é CORRETO afirmar que:

Sobre as doenças respiratórias na população pediátrica, analisar os itens abaixo:
I. A fibrose cística é uma doença monogênica autossômica recessiva, decorrente da ausência ou do efeito qualitativo/quantitativo da proteína CFTR, que funciona na regulação da permeabilidade do íon cloreto e de bicarbonato em células epiteliais.
II. A bronquiolite viral aguda é uma doença inflamatória específica que afeta as vias aéreas de grande calibre, promovendo impactação do muco intraluminal, e o seu agente etiológico mais comum é vírus da influenza.
III. A principal infecção respiratória aguda do parênquima pulmonar é a pneumonia adquirida na comunidade, ou seja, quando há a presença de sinais e sintomas de pneumonia em criança previamente saudável, devido à infecção contraída fora do hospital.
IV. As doenças da traqueia e dos brônquios podem ser congênitas ou adquiridas e, dentre as adquiridas, as lesões traqueobrônquicas secundárias à intubação traqueal são as mais frequentes, enquanto, nas congênitas, a traqueomalácia é a mais comum.

Estão CORRETOS:

Paciente feminina, 35 anos, gestante com 39 semanas, entrou em trabalho de parto no hospital. Nasceu um menino, com 2.200g, perímetro cefálico de 33cm. Em relação ao caso, o recém-nascido é considerado a termo:

A história materna e perinatal tem como principal objetivo identificar os fatores de risco que possam interferir na transição fisiológica da vida intrauterina para a extrauterina. Dessa forma, em relação à semiologia no período neonatal, assinalar a alternativa CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis