Questões sobre Hematologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hematologia

Com relação às leucemias agudas (LMA) em adultos na faixa etária de trinta a sessenta anos de idade, julgue os itens que se seguem. A fusão do gene em consequência da translocação cromossômica (t(9;22)(q34;q11)) é a anormalidade citogenética mais comum em adultos jovens com LLA; o tratamento com melhores taxas de sobrevida global e livre de progressão para esse caso consiste na associação de inibidor de tirosina quinase com quimioterapia, estando o transplante de medula óssea indicado para casos refratários.

Com relação às leucemias agudas (LMA) em adultos na faixa etária de trinta a sessenta anos de idade, julgue os itens que se seguem. A hiperleucocitose (leucócitos > 100.000/mm3) é um achado frequente nas leucemias agudas linfoblásticas e ocorre em mais de 60% dos pacientes adultos na faixa etária citada no texto.

Com relação às leucemias agudas (LMA) em adultos na faixa etária de trinta a sessenta anos de idade, julgue os itens que se seguem. Nos pacientes com LMA de alto risco, os resultados com a quimioterapia convencional e com o transplante de medula óssea (TMO) alogênico em primeira remissão são equivalentes. Assim, caso os pacientes, após o quarto ciclo de quimioterapia com citarabina em alta dose, permaneçam em remissão, não haverá precocidade para encaminhamento para TMO, estando reservada essa última modalidade terapêutica aos casos de recaída.

Acerca das gamopatias monoclonais, julgue os itens a seguir. A eletroforese de proteínas séricas mostra um pico monoclonal sérico ou urinário em virtualmente todos os pacientes com amiloidose sistêmica, sendo essa técnica mais sensível para detecção da proteína monoclonal de cadeia leve e pesada. Atualmente, a biópsia da gordura com coloração de vermelho do Congo é um método em desuso.

Acerca das gamopatias monoclonais, julgue os itens a seguir. São critérios diagnósticos de mieloma múltiplo smoldering, estabelecidos pelo IMWG (International Myeloma Working Group): plasmócitos monoclonais presentes na medula óssea > 10% e presença de proteína monoclonal sérica > 3 g/dL, sem evidência de comprometimento em órgãos-alvo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis