Questões sobre Hematologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hematologia

A síndrome hipereosinofílica (SHE) caracteriza-se pela excessiva produção de eosinófilos associada à infiltração de órgãos alvo, acometendo primariamente o coração, o que causa endomiocardiofibrose e fenômenos cardioembólicos. A respeito da SHE, julgue os próximos itens. A distinção das leucemias agudas com eosinofilia da SHE exige análise dos genes PDGFR alfa e PDGRF beta.

A síndrome hipereosinofílica (SHE) caracteriza-se pela excessiva produção de eosinófilos associada à infiltração de órgãos alvo, acometendo primariamente o coração, o que causa endomiocardiofibrose e fenômenos cardioembólicos. A respeito da SHE, julgue os próximos itens. A síndrome de Churg-Strauss é um diagnóstico diferencial da SHE, pois apresenta envolvimento pulmonar, eosinofilia e envolvimento cutâneo devido a vasculite sistêmica necrotizante.

A síndrome hipereosinofílica (SHE) caracteriza-se pela excessiva produção de eosinófilos associada à infiltração de órgãos alvo, acometendo primariamente o coração, o que causa endomiocardiofibrose e fenômenos cardioembólicos. A respeito da SHE, julgue os próximos itens. Os critérios diagnósticos da SHE elencados pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2016) incluem contagem de eosinófilos no sangue periférico acima de 1.500/microL (persistente por mais de seis meses), exclusão de outras causas de eosinofilia, sinais de lesão de órgão provocada por eosinofilia, ausência de blastos no sangue periférico e na medula óssea, e BCR-ABL negativo.

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é uma doença clonal da célula-tronco hematopoiética que resulta na produção de células sanguíneas que exibem mutação somática que inativa o gene da PIG-A na célula-tronco hematopoiética. No que se refere à HPN, julgue os itens a seguir. O tratamento da HPN é planejado de acordo com as manifestações clínicas, assim, se o quadro possui maior repercussão hemolítica, altas doses de corticoide são recomendadas. O eculizumabe é uma opção tardia de tratamento nos casos não responsivos ao corticoide em doses elevadas, enquanto o transplante de medula óssea deve ser encorajado para todos os pacientes com HPN que tenham doador compatível.

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é uma doença clonal da célula-tronco hematopoiética que resulta na produção de células sanguíneas que exibem mutação somática que inativa o gene da PIG-A na célula-tronco hematopoiética. No que se refere à HPN, julgue os itens a seguir. Na HPN, a hemoglobina livre no plasma capta o óxido nitroso, determinando sua depleção plasmática e tissular, o que ocasiona manifestações clínicas como vasoespasmos esofágicos, disfunção erétil, insuficiência renal e trombose.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis