Questões sobre Ginecologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia

Em julho de 2002, foram amplamente divulgados os resultados do estudo WHI (Women’s Health Initiative) a respeito dos riscos e maiores benefícios da terapia de reposição hormonal com estrogênio conjugado e acetato de medroxiprogesterona. Nesse contexto e acerca da terapia de reposição hormonal, julgue o item abaixo.

O estudo WHI mostrou que a reposição hormonal com estrogênio conjugado (0,625 mg) e acetato de medroxiprogesterona (2,5 mg) aumenta os riscos absoluto e relativo de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, câncer de mama e eventos tromboembólicos.

Uma jovem de 17 anos de idade com amenorréia primária apresenta os seguintes achados clínicos: 1,65 m de altura, 60 kg de peso corporal, mamas desenvolvidas, genitália externa feminina e pouco desenvolvida, clítoris normal, escassos pêlos pubianos e vagina em fundo cego. O cariótipo é 46,XY e os níveis de testosterona são elevados para o sexo feminino e normais para o masculino. Nessa situação,

o diagnóstico de disgenesia gonadal pura 46,XY na forma completa pode ser afastado, e está indicada a gonadectomia.

Acerca da fisiologia do ciclo menstrual, julgue os itens a seguir.

A estrona e o estradiol produzidos nos ovários são sintetizados quase exclusivamente nas células tecais e estromais, que possuem todos os sistemas enzimáticos necessários para transformar o colesterol nos esteróides estrogênios.

A.S., 35 anos de idade, está na 14.ª semana de gestação e não tem histórico de doença relevante. As três gestações anteriores de A.S. evoluíram sem intercorrências. Atualmente, essa paciente vem apresentando náuseas e vômitos, os quais ela atribui à própria gestação. Essa paciente trouxe um exame recente de TSH cujo resultado foi de 0,02 microU/mL. Nessa situação hipotética

o obstetra deve interpretar o resultado do TSH como sendo compatível com hipertiroidismo e optar, inicialmente, pelo tratamento clínico com propiltiouracil ou metimazol.

Uma gestante com 35 semanas de gestação foi atendida na emergência com contrações uterinas (uma a cada 5 minutos), dilatação cervical de dois centímetros e esvaecimento de 30%. O pré-natal até então estava sendo no baixo risco obstétrico. O médico dessa gestante optou pela inibição do trabalho de parto. Nessa situação,

a indometacina é uma opção adequada como agente uterolítico, por ser efetiva e não apresentar efeitos colaterais em relação ao sistema cardiovascular.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis