Questões sobre Ginecologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia

Acerca das provas de vitalidade fetal, julgue os itens que se seguem.

O perfil biofísico fetal, método que avalia a freqüência cardíaca fetal, o volume do líquido amniótico, o tônus fetal, os movimentos fetais e movimentos respiratórios, apresenta índice de falso-negativo elevado.

Uma gestante de 29 anos de idade e com IMC (índice de massa corporal) de 30 encontra-se atualmente na 25.ª semana de gestação. Na gestação anterior, o filho nasceu com 4.100 gramas. Tem história familiar de diabetes melito tipo 2 (pai e tio paterno). Fez uma curva glicêmica na 25.ª semana, que resultou nos seguintes valores: jejum: 110 mg/dL; 60 minutos: 195 mg/dL; 120 minutos: 160 mg/dL; 180 minutos: 140 mg/dL. Nessa situação,

os valores da curva glicêmica estão entre os limites normais recomendando-se apenas repetir a curva glicêmica entre a 32.ª e a 34.ª semanas de gestação.

Uma gestante de 27 anos de idade e com 35 semanas de gestação (bem datada por ultra-som no primeiro trimestre) chegou à emergência apresentando níveis pressóricos de 160/110 mmHg, edema nos membros inferiores, face e mãos e cefaléia occipital. A paciente negou antecedentes pessoais de hipertensão arterial pré-gestacional. A proteinúria de fita resultou positiva (++/4+). A cardiotocografia basal mostrou padrão reativo. A respeito desse caso clínico, é correto afirmar que,

em razão de o feto ser ainda prematuro, a conduta imediata mais adequada é a internação e estabilização da pressão arterial com hidralazina, diurético e fenobarbital.

Uma gestante de 30 anos de idade e com 37 semanas de gestação foi submetida há dois dias ao exame de ultra-som, que mostrou uma pequena área de descolamento placentário e feto vivo com boa vitalidade. A pressão arterial dessa gestante era de 110/70 mmHg, o pulso de 80 batimentos por minuto, a hemoglobina de 11,0 g/dL e o hematócrito de 35%. O colo uterino estava fechado, as membranas amnióticas estavam íntegras e o útero estava normotônico e sem contrações. Com relação a esse caso clínico, é correto afirmar que,

considerando que a gestação está a termo, sem evidência clínica de trabalho de parto e que a gestante apresenta risco aumentado de coagulopatia de consumo pelo descolamento placentário, está indicado o parto cesáreo, imediato.

Uma jovem de 25 anos de idade teve três gestações nos últimos quatro anos e não fez o pré-natal em nenhuma delas. Essas gestações evoluíram para abortamento na 14.ª, 15.ª e 16.ª semanas, respectivamente, e não foram realizados estudos histológicos nos produtos dos conceptos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Devido ao mau passado obstétrico, a próxima gestação deve se beneficiar, com progesterona mediante tratamento clínico, para manter o miométrio quiescente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis