Questões sobre Ginecologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ginecologia

Uma mulher de 40 anos de idade, portadora de mastopatia fibrocística, deseja saber se existe relação entre essa patologia e o câncer de mama. Ela relatou que, aos 35 anos de idade, a análise histológica de tecido mamário foi compatível com alterações proliferativas epiteliais. Nessa situação,

a paciente deve ser tranqüilizada e informada que a mastopatia fibrocística com alterações proliferativas epiteliais não aumenta o risco de câncer de mama.

Acerca do câncer de corpo uterino, julgue o item que se segue.

O câncer de endométrio, cuja ocorrência é maior em mulheres pós-menopausadas, deve ser rastreado pela associação do teste de Papanicolaou de rotina com a avaliação citológica do endométrio.

Em uma mulher com 10 semanas de gestação, foi feito o diagnóstico de carcinoma de colo uterino, estadiamento IIA. A conduta recomendada nessa situação é

aguardar a evolução da gestação e viabilidade fetal, para então realizar a cesárea e o tratamento cirúrgico de rotina para o câncer.

Uma mulher jovem apresenta corrimento vaginal, sendo que a citologia da secreção vaginal mostrou a presença de clue cells. Foi prescrito metronidazol para vaginose bacteriana, mas a paciente suspeita de estar grávida. Caso seja confirmada a gestação,

o tratamento recomendado é com eritromicina para a gestante e metronidazol para o parceiro, por ser considerada uma doença sexualmente transmissível.

 

Uma menina de 6 anos de idade foi atendida na ginecologia com manifestações de telarca (Tanner fase 2) e pubarca (Tanner fase 2). Foi feito o teste de estímulo do GnRH que mostrou o resultado acima.

Nessa situação, trata-se de pseudopuberdade precoce pela característica da resposta do FSH e LH ao teste com GnRH.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis