Questões sobre Endoscopia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endoscopia

Uma gestante de 22 anos de idade, G2 P1, com idade gestacional de 30 semanas, apresentou-se ao obstetra para uma consulta de pré-natal de rotina. Durante ausculta cardíaca fetal com sonar, evidencia-se frequência cardíaca fetal de 240 bpm. Foram solicitados ecografia obstétrica e ecocardiograma fetal, que revelaram hidropisia fetal com ascite e derrame pleural, insuficiência valvar tricúspide moderada a grave, insuficiência mitral leve e função cardíaca diminuída.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O nível de droga no feto é influenciado pelo tipo de arritmia, pelo transporte transplacentário, pela dosagem da droga administrada e pelos níveis séricos maternos.

U.M., primigesta, 22 anos de idade, com gestação de oito semanas e três dias, afirma que não comeu nada em uma semana e que o coração se mantém acelerado. Ao exame físico, a paciente apresenta-se moderadamente angustiada, suando levemente, trêmula, com frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 22 irpm, saturação de oxigênio de 97%, pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg e tireoide aumentada ao toque. Ela perdeu quase 6% do seu peso em um mês. Não apresenta história de doenças previamente conhecidas, assim como nenhum histórico de problemas de tireoide. Ela não está tomando nenhum medicamento ou polivitamínico. Sua história familiar indica uma irmã que teve hiperêmese gravídica durante duas gestações. Os exames laboratoriais da paciente revelam β-hCG de 75.000 mUI/mL, TSH menor que 0.1 nmol/l, T4 livre e T3 elevados, anticorpo do receptor de TSH positivo (TRAb+) e potássio de 2.5 mEq/dL. A análise urinária revela cetonas.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O hipertireoidismo neonatal não é comum, documentando-se incidência menor que 1% nas crianças nascidas de mães hipertireoidianas.

Uma paciente 28 anos de idade, gestante, com idade gestacional de 14 semanas, procura a emergência de obstetrícia com queixa de febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar geral e dor de cabeça há três dias. Não apresenta doenças conhecidas anteriormente e relata ter estado em Recife recentemente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Suspeitando de infecção pelo vírus zika para essa paciente, é correto afirmar que a via principal de transmissão é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, entretanto o Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.

Uma gestante 23 anos de idade, moradora do Itapoã, Distrito Federal, com idade gestacional de 12 semanas, procura atendimento em centro de saúde com queixa de febre há dois dias, associada a cefaleia, dor no corpo e presença de gânglios cervicais aumentados. Apresenta sorologia para toxoplasmose realizada há uma semana com resultado: IgG positivo e IgM positivo.

Com relação ao caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A transmissão vertical é confirmada pela realização de amniocentese entre 17 e 32 semanas de gestação, afetuando-se a pesquisa do DNA do toxoplasma por exame de proteína C reativa (PCR) no líquido amniótico, sendo o início do tratamento com espiramicina, sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico indicado após o resultado de PCR.

Uma paciente de 38 anos de idade, gestante G1P0A0, com idade gestacional de 23 semanas, procura o serviço de radiologia para realizar a ecografia obstétrica morfológica de segundo trimestre associada à ecografia transvaginal e dopplerfluxometria fetal solicitada pelo seu médico assistente. Durante a ecografia, foram encontrados: crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio), micrognatia, orelhas de implantação baixa, cardiopatia, entre outras malformações.

Com base caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A trissomia do cromossomo 18, apesar de rara, é a segunda malformação cromossômica mais comum que existe. A primeira é a trissomia 21, conhecida popularmente como síndrome de Down, e a terceira trissomia mais comum é a que envolve o cromossomo 13, conhecida como síndrome de Patau.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis