Questões sobre Endoscopia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endoscopia

Uma paciente de 16 anos de idade, com amenorreia primária, sem sexarca e sem outras afecções clínicas, procura atendimento ginecológico. Ao exame clínico, constatou-se desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários compatível com a idade cronológica, frequência cardíaca de 76 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99%. Ao exame ginecológico, observou-se uretra em fenda com bordas elevadas. Não foi realizado exame ginecológico com espéculo. A ultrassonografia pélvica não evidenciou imagem uterina nem ovários em seus sítios habituais, no entanto, foi inconclusiva por causa de dificuldades técnicas. À ressonância magnética, o útero não foi visualizado e os ovários possuíam volume, sinal e localização sem anormalidades. O canal vaginal também não foi visualizado por esse método.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se realizar a avaliação genética nesse caso e, se detectado cariótipo 46, XX, pode-se suspeitar do diagnóstico de síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser.

Uma paciente branca, primigesta, de 37 anos de idade, procura atendimento ambulatorial em sua primeira consulta pré-natal com 10 semanas de gestação. Essa paciente não tem doenças pregressas conhecidas, mas esteve em repouso nas últimas duas semanas em razão de importante hiperêmese gravídica (com vômitos e náuseas frequentes) e pequeno descolamento placentário. A única medicação que a paciente esteve tomando nos últimos anos é um contraceptivo oral combinado antes da concepção. Na consulta, apresenta queixa de aumento progressivo de panturrilha esquerda com edema, rubor e dor, notado há alguns dias, sendo detectado, ao exame físico: frequência cardíaca de 84 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 98% e acréscimo de 5 cm da circunferência da panturrilha esquerda em relação à panturrilha direita. Atualmente, ela nega falta de ar, tosse ou dor no peito e apresenta índice de massa corpórea de 31 kg/m², mas apresenta-se ligeiramente desidratada. Ela nega etilismo, tabagismo e não tem alergia conhecida a medicamentos. A paciente também relata que sua irmã teve uma embolia pulmonar no ano passado.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A gravidez está associada a condições fisiológicas e mudanças anatômicas que aumentam o risco de tromboembolismo, incluindo hipercoagulabilidade, aumento da estase venosa, diminuição do fluxo venoso, compressão da veia cava inferior e dilatação das veias pélvicas pelo crescimento uterino.

Uma paciente 28 anos de idade, gestante, com idade gestacional de 14 semanas, procura a emergência de obstetrícia com queixa de febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar geral e dor de cabeça há três dias. Não apresenta doenças conhecidas anteriormente e relata ter estado em Recife recentemente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Como no quadro clínico exposto, a maior parte das pacientes infectadas pelo zika vírus desenvolve quadro sintomático grave, com necessidade de hospitalização.

Uma gestante 23 anos de idade, moradora do Itapoã, Distrito Federal, com idade gestacional de 12 semanas, procura atendimento em centro de saúde com queixa de febre há dois dias, associada a cefaleia, dor no corpo e presença de gânglios cervicais aumentados. Apresenta sorologia para toxoplasmose realizada há uma semana com resultado: IgG positivo e IgM positivo.

Com relação ao caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Qualquer situação de imunocomprometimento (imunossupressão ou imunodepressão, como HIV e doença de Hodgkin) pode ser seguida pelo recrudescimento ou pela reativação da toxoplasmose na gestação e levar à infecção congênita.

#Questão 608105 - Medicina, Endoscopia, CEFETBAHIA, 2017, POLICLÍNICA/BA, Médico Endoscopia Digestiva

Paciente com cinco anos engoliu por acidente bateria de relógio que ficou impactada em terço proximal de esôfago.

A melhor recomendação de tratamento é endoscopia digestiva alta (EDA) _____________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis