Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética relativa a situações clínicas encontradas freqüentemente no atendimento médico em pediatria, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um pediatra atende uma criança eutrófica de 8 meses de idade, com quadro de diarréia aguda e desidratação do terceiro grau. Nessa situação, é aceitável administrar uma fase rápida de hidratação venosa com solução fisiológica a 0,9% e solução glicosada a 5% diluída 1:1, no volume de 50 mL/kg na primeira hora, seguido, quando necessário, por 25 mL/kg de hora em hora, até que a criança esteja urinando bem. Em seguida, a criança deve receber, na fase de manutenção, uma dose diária de 100 mL/kg (100 mL/100 cal) de líquidos composta por uma solução glicofisiológica 4:1, adicionada de uma solução contendo potássio.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética relativa a situações clínicas encontradas freqüentemente no atendimento médico em pediatria, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 1 ano de idade ficou órfã de pais. Não tendo outros parentes identificados, foi encaminhada a uma instituição para receber cuidados e encontrar uma nova família. Nada se sabia sobre sua vida pregressa, bem como não se percebia cicatriz de BCG. Nessa situação, o pediatra deve agir como se a criança não tivesse recebido nenhuma vacina e deve iniciar o esquema completo de vacinação, respeitada a faixa etária.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética relativa a situações clínicas encontradas freqüentemente no atendimento médico em pediatria, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 15 meses de idade, moradora de uma favela da zona periurbana de Brasília, alimentando-se predominantemente à base de leite de vaca diluído e derivado de amido, vem à consulta porque a mãe se queixa de que a criança evita movimentar-se, receando a aproximação de pessoas. Ao exame físico, observou-se desnutrição protéicocalórica, hemorragias gengivais, petéquias e púrpura, dor à manipulação de membros e rosário costal. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de raquitismo por deficiência de vitamina D.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética relativa a situações clínicas encontradas freqüentemente no atendimento médico em pediatria, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um escolar deu entrada na emergência com queixa de inchaço no rosto e urina com cor de caldo de carne. Na história, havia relato de amigdalite tratada há duas semanas. No exame físico, observou-se taquicardia, taquidispnéia, estertores subcreptantes nas bases pulmonares e hipertensão arterial. Um exame de urina mostrou hematúria, leucocitúria e cilindrúria; uréia e creatinina estavam nos limites normais; o hemograma mostrava anemia; e o nível do complemento sérico estava diminuído. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética relativa a situações clínicas encontradas freqüentemente no atendimento médico em pediatria, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma mãe nutriz, no 15.º dia pós-parto, apresentou fase de estado da varicela (febre baixa, hiperemia conjuntival, lesões vesicopustulosas eritematosas) com início há 3 dias. Nessa situação, recomenda-se isolar a mãe até que todas as lesões estejam na fase de crosta, contra-indicar o aleitamento ao seio materno durante esse período e administrar gamaglobulina hiperimune contra varicela-zóster no recémnascido.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis