Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

Com relação à anatomia e à fisiologia do estômago, julgue os itens seguintes. Os nervos vagos direito e esquerdo fazem toda a inervação parassimpática do estômago; o suprimento simpático deriva dos segmentos T6 até T9 da medula espinhal, dirige-se à víscera através do nervo esplâncnico maior e é distribuído pelos plexos em torno das artérias gástricas e gastroepiploicas.

Com relação à anatomia e à fisiologia do estômago, julgue os itens seguintes. Enquanto a parte alta da grande curvatura gástrica — próxima ao hilo esplênico — drena para os vasos curtos ou para a veia esplênica — por meio da veia gastroepiploica direita —, a parte baixa da grande curvatura — próxima ao piloro — drena para a veia mesentérica superior — por meio da veia gastroepiploica esquerda.

No que diz respeito ao carcinoma de junção esofagogástrica (cárdia), julgue os itens a seguir. A colonoscopia deve fazer obrigatoriamente parte da propedêutica pré-operatória nos casos de pacientes com mais de quarenta anos de idade que serão submetidos a esofagogastrectomia.

No que diz respeito ao carcinoma de junção esofagogástrica (cárdia), julgue os itens a seguir. Como método de estadiamento linfonodal mediastinal periesofágico, a tomografia computadorizada com duplo contraste é melhor que a ultrassonografia transesofágica.

Paciente de vinte e um anos de idade, do sexo masculino, queixando-se de astenia, hiporexia, tosse seca, dispneia e dor torácica contínua de média intensidade na região precordial foi atendido por um clínico. Ele relatou perda de oito quilos nos últimos quatro meses. O exame físico demonstrou inchaço facial e cervical e turgência jugular em ortostase. A tomografia de tórax revelou tumoração com 12 cm de diâmetro transversal, de densidade heterogênea ocupando predominantemente o mediastino anterior. Não havia comprometimento das cadeias linfáticas mediastinais ou periféricas.

A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.

Caso o paciente apresente níveis elevados de β-HCG e níveis normais de α-feto-proteínas, o diagnóstico mais provável será de neoplasia não seminomatosa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis