Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

Com relação ao trauma cervicotorácico, julgue os itens seguintes. A perfuração instrumental do esôfago torácico é uma complicação gravíssima que não pode ser tratada conservadoramente e que requer intervenção cirúrgica em caráter de urgência, com vistas à restauração da integridade estrutural do conduto esofágico e à interrupção do extravasamento de saliva e de suco gástrico, a fim de conter a mediastinite.

Com relação ao trauma cervicotorácico, julgue os itens seguintes. Nas últimas décadas, a evolução dos métodos propedêuticos tem garantido maior segurança na abordagem não cirúrgica em casos de trauma cervical penetrante — que ultrapassa o plano platismal.

Com relação ao trauma cervicotorácico, julgue os itens seguintes. Nas primeiras horas após o trauma, a pleurotomia mínima seguida de drenagem torácica fechada em selo d’água é suficiente para tratar a maioria dos hemotóraces ou hemopneumotóraces traumáticos, sendo a toracotomia aberta tratamento de exceção.

A respeito das hérnias abdominais, julgue os itens subsequentes. Hérnias inguinais indiretas resultam de fragilidades da fascia transversalis, que forma o piso do triângulo de Hesselbach, o qual é delimitado pelo ligamento inguinal, por vasos epigástricos inferiores e pelo bordo lateral do músculo reto abdominal.

No que se refere à anatomia e à fisiologia do esôfago, julgue os itens que se seguem. A inervação intrínseca do esôfago é feita pelos plexos mioentéricos de Meissner e Auerbach, enquanto a inervação extrínseca é feita pelo plexo simpático, pelo nervo vago e, em sua porção cervical, por fibras somáticas provenientes dos nervos laríngeos recorrentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis