Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. Dor em quadrante inferior esquerdo em um adulto pode indicar diverticulite, devendo o paciente ser submetido a tratamento operatório por laparotomia ou laparoscopia, por apresentar, conforme a classificação de Hinchey II, abscesso intra ou retroperitoneal.

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. O diagnóstico de colecistite é conclusivo em caso de dor em quadrante superior direito, ultrassonografia bem detalhada evidenciando cálculo impactado no infundíbulo, dor local à compressão com o transdutor (sinal de Murphy ecográfico), espessamento parietal, líquido pericolecístico e aumento do diâmetro da vesícula.

No que se refere às implicações da anatomia da parede abdominal para o acesso à cavidade peritoneal e para a correção das hérnias da parede abdominal, julgue os itens seguintes. A técnica com interposição peritônio-aponeurótica preconizada por Alcino Lázaro pode ser aplicada para hérnias incisionais da linha mediana e das paramedianas, bastando que haja um saco herniário para uso no reparo.

No que se refere às implicações da anatomia da parede abdominal para o acesso à cavidade peritoneal e para a correção das hérnias da parede abdominal, julgue os itens seguintes. A técnica de Lichtenstein pode ser utilizada para a correção da hérnia inguinal e femoral após a aproximação do tendão conjunto ao ligamento inguinal, com a finalidade de organizar a parede posterior para melhor acomodação da tela.

No que se refere às implicações da anatomia da parede abdominal para o acesso à cavidade peritoneal e para a correção das hérnias da parede abdominal, julgue os itens seguintes. No caso de pacientes com previsão de cicatrização insatisfatória da ferida, como os obesos, cirróticos, usuários de corticoides e desproteinizados, ou no caso de haver evidência de elevação da pressão intraperitoneal, pode-se utilizar de fechamento de retenção ou pontos captonados da parede abdominal, ou até mesmo deixá-los com peritoneostomia com ou sem aspiração a vácuo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis