Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

#Questão 833635 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 2 anos e 1 mês de idade dá entrada no pronto-socorro consciente e apresentado estridor, salivação excessiva e cianose perioral. Os pais afirmam que o paciente engasgou-se com uma moeda. Foi realizada manobra de Heimlich em ambiente pré-hospitalar, sem eliminação do corpo estranho. A criança apresentava frequência cardíaca = 110 bpm; frequência respiratória = 49 irpm; e saturação de Oxigênio = 89%.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A região cricofaríngea e o terço médio esofágico estão no grupo dos locais mais comuns de obstrução de via aérea superior na infância em razão de corpo estranho.

#Questão 833702 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente masculino de 52 anos de idade envolveu-se em uma briga e foi atingido por uma faca de açougue em região epigástrica (a faca foi retirada após o golpe). Foi levado ao hospital mais próximo e lá chegou com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 60 mmHg x 40 mmHg; frequência cardíaca de 125 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de O2 de 95% em ar ambiente. Verificaram-se ausculta cardíaca normal e ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes.

Com base nesse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente mencionado não estivesse apresentando instabilidade hemodinâmica, um dos recursos diagnósticos que poderiam ser utilizados, na sala de emergência, para definir se o choque hemorrágico é de origem abdominal consiste na lavagem peritoneal diagnóstica (LPD).

#Questão 834318 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um homem de 35 anos de idade teve a própria casa queimada após incidente com um aquecedor a gás e foi vítima de queimaduras de segundo grau em 30% da superfície corporal, incluindo o tórax, a face e a região cervical anterior. Ao exame, apresentou-se com escore de 15 na escala de coma de Glasgow, com estabilidade hemodinâmica, referindo apenas rouquidão e escarro borráceo.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Para avaliação da gravidade das lesões, o cálculo da superfície corporal queimada é realizado a partir da regra dos nove, que também determina a reposição hídrica.

#Questão 834319 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente com ecografia abdominal recente, a qual demonstrou cálculos no interior da vesícula biliar, queixando-se de muitas crises de dores do lado direito, compareceu ao consultório médico, dizendo que já pesquisou na internet e sabe que a cirurgia a ser realizada é a colecistectomia e que existe a opção aberta ou por vídeo. A paciente relata então que gostaria de fazer a cirurgia por via videolaparoscópica, porém tem muitas dúvidas quanto ao “gás que é colocado no abdome durante a cirurgia”. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos a respeito da confecção de pneumoperitônio, julgue os itens a seguir. A confecção de pneumoperitônio com agulha de Veress é muito mais segura que a confecção dele pela técnica aberta (Hasson).

#Questão 834320 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente de 18 anos de idade comparece ao consultório do proctologista, queixando-se de dor abdominal, diarreia com muco há quatro meses e saída de secreção perineal há dois meses. Ao exame do abdome, apresenta dor em fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal. Na inspeção perianal, foram observados orifício fistuloso próximo ao ânus e outro no introito vaginal, com drenagem de secreção purulenta, e toque retal sem alterações.

Considerando-se esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma das hipóteses diagnósticas é a retocolite ulcerativa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis