Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

#Questão 831248 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente de 29 anos de idade, atleta, compareceu ao ambulatório de cirurgia geral queixando-se de dor na virilha esquerda ao praticar exercícios físicos. Foi diagnosticada uma hérnia inguinal esquerda e indicado tratamento cirúrgico. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Na hérnia inguinal direta, a protrusão do conteúdo abdominal ocorre pela abertura do anel inguinal interno.

#Questão 831249 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente com ecografia abdominal recente, a qual demonstrou cálculos no interior da vesícula biliar, queixando-se de muitas crises de dores do lado direito, compareceu ao consultório médico, dizendo que já pesquisou na internet e sabe que a cirurgia a ser realizada é a colecistectomia e que existe a opção aberta ou por vídeo. A paciente relata então que gostaria de fazer a cirurgia por via videolaparoscópica, porém tem muitas dúvidas quanto ao “gás que é colocado no abdome durante a cirurgia”. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos a respeito da confecção de pneumoperitônio, julgue os itens a seguir. A hipotensão é uma das alterações hemodinâmicas causadas pelo pneumoperitônio.

#Questão 831250 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente de 18 anos de idade comparece ao consultório do proctologista, queixando-se de dor abdominal, diarreia com muco há quatro meses e saída de secreção perineal há dois meses. Ao exame do abdome, apresenta dor em fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal. Na inspeção perianal, foram observados orifício fistuloso próximo ao ânus e outro no introito vaginal, com drenagem de secreção purulenta, e toque retal sem alterações.

Considerando-se esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Ileocolonoscopia seria o exame de escolha para elucidação diagnóstica.

#Questão 831251 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente de 20 anos de idade comparece ao pronto atendimento, no final da tarde, queixando-se de dor abdominal em região periumbilical que se iniciou no dia anterior, após alimentação copiosa no almoço e, no dia corrente, aumentou de intensidade, migrando para fossa ilíaca direita, com náuseas e dois episódios de vômitos. Nega outras queixas. Ao exame do abdome, apresenta dor à descompressão brusca de fossa ilíaca direita e ausência de megalias palpáveis. Os sinais vitais na chegada são pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 70 bpm, frequência respiratória de 16 irpm e saturação de O 2 de 100% em ar ambiente. Realizou hemograma com o seguinte resultado: 8.590 leucócitos, sem desvio à esquerda e exame de urina normal. Não há exame de imagem disponível. Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Esse paciente deve ser operado, pois 10% dos pacientes com apendicite podem apresentar hemograma normal, e a clínica é soberana.

#Questão 831252 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinado paciente de 45 anos de idade, usuário frequente de AINE para tratar dores crônicas em coluna lombar, foi ao pronto atendimento queixando-se de muita dor abdominal em região epigástrica, de início súbito. Ao exame, o paciente apresentou-se pálido, sudorético, com abdome em tábua e com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 100 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 115 bpm, frequência respiratória de 22 irpm e saturação de O2 de 98% em ar ambiente. A respeito desse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Uso crônico de AINE não constitui fator de risco para a doença que o paciente apresenta no caso mencionado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis