Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

#Questão 831477 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinada passageira de um carro, 40 anos de idade, vítima de colisão frontal carro X carro, com cinemática grave, é socorrida pelo Samu em imobilização padrão. Na chegada à emergência, queixando-se de dor abdominal difusa moderada, apresenta os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 100 mmHg x 80 mmHg; frequência cardíaca de 105 bpm; frequência respiratória de 17 irpm; saturação de O 2 de 98% em ar ambiente; e escore de 15, na escala de coma.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Essa paciente deve ter o respectivo abdome examinado em busca de lesões decorrentes das forças relacionadas à desaceleração, que incluem lacerações de baço, fígado e mesentério do intestino delgado.

#Questão 831478 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente de 34 anos de idade deu entrada na emergência de certo hospital de baixa complexidade, levado por colegas de trabalho após queda de um andaime com quatro metros de altura, apresentando dor em baixo ventre e hematúria. Na chegada ao hospital, os sinais vitais do paciente são pressão arterial de 105 mmHg x 74 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 18 irpm; e saturação de O2 de 98% em ar ambiente.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente apresente fratura de bacia e necessite de transferência para um hospital de alta complexidade, é imperativo estabilização pélvica antes do transporte.

#Questão 833606 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente de 18 anos de idade comparece ao consultório do proctologista, queixando-se de dor abdominal, diarreia com muco há quatro meses e saída de secreção perineal há dois meses. Ao exame do abdome, apresenta dor em fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal. Na inspeção perianal, foram observados orifício fistuloso próximo ao ânus e outro no introito vaginal, com drenagem de secreção purulenta, e toque retal sem alterações.

Considerando-se esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Ressonância magnética é o exame padrão-ouro para investigação da doença de Crohn.

#Questão 833608 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente de 20 anos de idade comparece ao pronto atendimento, no final da tarde, queixando-se de dor abdominal em região periumbilical que se iniciou no dia anterior, após alimentação copiosa no almoço e, no dia corrente, aumentou de intensidade, migrando para fossa ilíaca direita, com náuseas e dois episódios de vômitos. Nega outras queixas. Ao exame do abdome, apresenta dor à descompressão brusca de fossa ilíaca direita e ausência de megalias palpáveis. Os sinais vitais na chegada são pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 70 bpm, frequência respiratória de 16 irpm e saturação de O 2 de 100% em ar ambiente. Realizou hemograma com o seguinte resultado: 8.590 leucócitos, sem desvio à esquerda e exame de urina normal. Não há exame de imagem disponível. Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. O exame do abdome do paciente apresenta sinal de Blumberg positivo.

#Questão 833629 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um homem de 38 anos de idade estava trabalhando em obra de restauração de um antigo prédio, quando uma das paredes cedeu e o atingiu, prensando a perna esquerda dele contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível em razão do peso do material. Ele estava sozinho no local e demorou cerca de três horas até que fosse encontrado e prestado o devido socorro. Esse paciente deu entrada no pronto-socorro levado por populares, apresentando rotação externa de tornozelo e pé esquerdos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Em relação a esse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

No paciente apresentado, o diagnóstico definitivo do quadro de síndrome compartimental é feito com ultrassonografia doppler venosa do membro acometido.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis