Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

#Questão 834322 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Uma paciente de 18 anos de idade comparece ao consultório do proctologista, queixando-se de dor abdominal, diarreia com muco há quatro meses e saída de secreção perineal há dois meses. Ao exame do abdome, apresenta dor em fossa ilíaca direita, sem sinais de irritação peritoneal. Na inspeção perianal, foram observados orifício fistuloso próximo ao ânus e outro no introito vaginal, com drenagem de secreção purulenta, e toque retal sem alterações.

Considerando-se esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Doença de Crohn é uma inflamação crônica granulomatosa não caseificante que pode ocorrer da boca ao ânus.

#Questão 834323 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Mulher de 45 anos de idade, tabagista pesada, com sobrepeso, compareceu ao pronto-socorro pela terceira vez queixando-se de dor abdominal difusa e diarreia. Refere que, nas outras duas vezes, foram realizados exames de sangue e ela recebeu alta com analgésicos e orientações. Relata que, desde hoje pela manhã, a dor piorou consideravelmente e ela “não a suporta mais”. Ao exame, a paciente apresenta-se com fácies de dor, abdome distendido e doloroso à palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. Os sinais vitais dela são pressão arterial de 100 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 90 bpm, frequência respiratória de 25 irpm e saturação de O2 de 98% com cateter de O2 a 2 L/min.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A tomografia de abdome com contraste é uma boa opção para elucidação diagnóstica.

#Questão 834328 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinado paciente de 33 anos de idade, vítima de ferimento por arma branca no abdome, deu entrada no pronto-socorro ansioso e confuso, com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 80 mmHg x 60 mmHg; frequência cardíaca de 135 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; saturação de O2 de 98% em ar ambiente.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O princípio básico do tratamento do choque hemorrágico é apenas repor as perdas volêmicas com cristaloides ou concentrado de hemácias.

#Questão 834329 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente nascida com idade gestacional de 34 semanas e 5 dias, de parto vaginal, com peso de 1.980 g, sem necessidade de reanimação em sala de parto, com Apgar 7 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto. Ainda na sala de parto, observou-se, ao exame físico abdominal, a presença de fígado palpável 4 cm abaixo do rebordo costal direito e baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. A paciente apresentava lesões bolhosas, de halo eritematoso, em mãos e pés. Revisando-se histórico do pré-natal, a mãe possui apenas exames do terceiro trimestre, datados de cinco dias anteriores ao parto, com urocultura evidenciando Staphylococcus epidermidis, e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) na titulação de 1:32; recebeu uma dose de penicilina benzatina, 2.400.000 UI/dia, 96 horas antes do parto. Ademais, sem alterações. Exame materno na chegada ao hospital revelou VDRL 1:128. Frequência cardíaca = 92 bpm; frequência respiratória = 35 irpm; saturação de oxigênio = 96%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A sífilis congênita é transmitida ao feto em qualquer estágio de infecção materna.

#Questão 834360 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente masculino de 52 anos de idade envolveu-se em uma briga e foi atingido por uma faca de açougue em região epigástrica (a faca foi retirada após o golpe). Foi levado ao hospital mais próximo e lá chegou com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 60 mmHg x 40 mmHg; frequência cardíaca de 125 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de O2 de 95% em ar ambiente. Verificaram-se ausculta cardíaca normal e ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes.

Com base nesse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

No caso apresentado, a laparotomia exploradora é imperativa no tratamento das lesões que ameaçam a vida do doente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis