Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. Sobre os aspectos diagnósticos e terapêuticos do AVC isquêmico, analise as afirmativas:

I. A trombólise intravenosa é indicada até 12 horas após o início dos sintomas em todos os casos.
II. A tomografia de crânio sem contraste é essencial para excluir hemorragia antes da trombólise.
III. A hipertensão arterial deve ser reduzida imediatamente em todos os pacientes com AVC.
IV. O uso de antiagregantes plaquetários é recomendado após a exclusão de hemorragia.

Estão corretas as afirmativas:

Um paciente masculino de 45 anos chega ao pronto-socorro com dor torácica intensa, sudorese e desconforto respiratório. O eletrocardiograma realizado revela supradesnivelamento do segmento ST em derivações precordiais. Com base no quadro clínico e nos achados do ECG, a equipe inicia protocolo de atendimento para Síndrome Coronária Aguda com supra de ST (IAM com supra). Sobre os passos iniciais do manejo, assinale a alternativa correta.

Um homem de 65 anos com hipertensão resistente, em uso de três classes de anti-hipertensivos (diurético, bloqueador do canal de cálcio e inibidor da ECA), apresenta pressão arterial de 180/110 mmHg em consultas consecutivas. Exames mostram função renal preservada, potássio normal e ausência de sinais de hipertrofia ventricular esquerda no ecocardiograma.
Qual é o próximo passo terapêutico?

Um homem de 56 anos, residente em Olinda, com histórico de hipertensão arterial e tabagismo, chega à emergência cardiológica apresentando dor torácica intensa há cerca de 30 minutos, associada à sudorese fria e náuseas. No eletrocardiograma (ECG), observa-se supradesnivelamento do segmento ST em derivações V2-V4. Qual seria a conduta inicial mais apropriada neste caso?

Um homem de 45 anos, obeso e tabagista, residente em Recife, apresenta histórico de dor torácica progressiva aos esforços nas últimas semanas. Ele chega à UPA da Imbiribeira com relato de dor em repouso que durou cerca de 20 minutos e foi aliviada com nitrato sublingual. No momento da avaliação, o ECG é normal, e a troponina está negativa. Qual é o provável diagnóstico? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis