Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

#Questão 1119141 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Neurofisiologia Clínica

Sobre o uso de trombolíticos no AVC isquêmico agudo, qual é o limite de tempo recomendado para administração do rt-PA intravenoso, após o início dos sintomas?

Um homem de 62 anos, tabagista e com histórico de hipertensão arterial e dislipidemia, chega ao pronto-socorro com queixa de dor torácica opressiva de início súbito há 30 minutos, que irradia para o braço esquerdo e está associada a sudorese fria e náuseas. Ao exame físico, a pressão arterial é 150/90 mmHg, a frequência cardíaca é 110 bpm, e a ausculta cardíaca é normal. O eletrocardiograma (ECG) mostra supradesnivelamento do segmento ST em derivações anteriores (V1-V4). Qual é a conduta mais adequada para o diagnóstico e tratamento imediato desse paciente? 

#Questão 1121535 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

A avaliação inicial do paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Unidade de Atenção Primária é composta por confirmação do diagnóstico, identificação de fatores de risco cardiovascular, suspeita e identificação de causa secundária, avaliação do risco cardiovascular, lesões de órgão-alvo (LOA) e doenças associadas.


Assinale a opção que apresenta um fator de risco para HAS.

#Questão 1121537 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

As pessoas ainda são avaliadas oportunisticamente e tratadas de acordo com os seus achados clínicos ou laboratoriais isolados, e não por meio de uma avaliação global do risco de desenvolverem doença cardiovascular.


Não faz muito tempo, era comum tratar os pacientes por patologias isoladas, porém a realidade nos mostra a relação imbricada com que muitos fatores se inter-relacionam. Muitas das chamadas doenças que tratamos, na verdade, estão perdendo esse status e estão sendo reclassificadas como fatores de risco.


Das condições a seguir, assinale a que é de alto risco para doença cardiovascular.

ATENÇÃO: use o caso a seguir para responder à próxima  questão.


Paciente do sexo feminino, 26 anos, portadora de síndrome de QT longo, dá entrada em pronto-socorro com quadro iniciado há 20 minutos de palpitações, dispneia, intenso mal-estar e dor torácica. Ao exame clínico, sonolenta, FC 170 com pulso arrítmico, PA 50x20, pálida e mal-perfundida.

Realizado eletrocardiograma admissional que demonstrou taquicardia ventricular polimórfica.
Após a conduta realizada inicialmente, a paciente exibiu melhora parcial. No momento, consciente e orientada, PA 90x60, bem-perfundida, FC 70.
Enquanto aguarda vaga de UTI, você observa em monitor episódios de taquicardia ventricular polimórfica não sustentada, com duração inferior a 10 segundos.
A medicação que pode ser associada nessa situação é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis