Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 22 a 25. Carlos, 42 anos, homem cis-branco, com obesidade grau 2, comparece à UBS com queixa de ardência e vermelhidão em região genital. Tais sintomas surgiram em conjunto com a queixa de aumento da frequência urinária e muita sede. Além disso, percebe que perdeu peso, apesar de estar comendo muito mais. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com pressão arterial de 150 x 90 mmHg, FC: 80 bpm. Sua glicemia capilar é de 287 mg/dL. O médico reavalia seus exames de 1 ano atrás, com hemograma, sorologias e glicemia sem alterações. 
Após obtenção da Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) o médico confirma o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Considerando a associação de medicações para controle da HAS no contexto clínico de Carlos, a melhor opção seria:

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Ângela, 53 anos, é tabagista com carga tabágica de 30 maços/ano. Após uma internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ela comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) pedindo apoio para cessar o tabagismo. Apesar de expressar desejo em parar de fumar, relata dificuldade em lidar com a ideia de abandonar o cigarro, sentindo irritabilidade, insônia e ansiedade só de pensar na cessação. Ela acredita que, se começar a praticar atividade física enquanto continua fumando, já estará cuidando bem de sua saúde.


Autoria própria

Tabagismo, histórico de infarto agudo do miocárdio e consumo excessivo de álcool.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Carlos, 42 anos, homem cis-branco, com obesidade grau 2, comparece à UBS com queixa de ardência e vermelhidão em região genital. Tais sintomas surgiram em conjunto com a queixa de aumento da frequência urinária e muita sede. Além disso, percebe que perdeu peso, apesar de estar comendo muito mais. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com pressão arterial de 150 x 90 mmHg, FC: 80 bpm. Sua glicemia capilar é de 287 mg/dL. O médico reavalia seus exames de 1 ano atrás, com hemograma, sorologias e glicemia sem alterações.


Autoria própria
Após obtenção da Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) o médico confirma o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Considerando a associação de medicações para controle da HAS no contexto clínico de Carlos, a melhor opção seria:

Paciente de 62 anos, diabético e hipertenso, é admitido no pronto-socorro com quadro de febre, confusão mental e hipotensão arterial (PA 85/50 mmHg). Na avaliação inicial, apresenta taquipneia (FR 30 irpm), saturação de oxigênio de 91% em ar ambiente, lactato sérico de 4,5 mmol/L e leucocitose de 18.000/mm³ com neutrofilia. Com hemocultura coletada antes da administração de antimicrobianos, o ultrassom de bexiga revela dilatação moderada do sistema pielocalicial. Após 1 hora, apesar da administração de 30 mL/kg de solução cristaloide, o paciente permanece hipotenso. Qual é o próximo passo mais apropriado no manejo desse caso?

O choque cardiogênico é uma condição de alta gravidade com elevada mortalidade. No que diz respeito a essa condição, analise as afirmativas:

I. A hipotensão persistente é um dos critérios diagnósticos do choque cardiogênico.
II. A terapia inotópica é frequentemente necessária para melhorar o débito cardíaco.
III. A angioplastia primária é uma opção terapêutica em casos de choque cardiogênico secundário ao infarto agudo do miocárdio.
IV. A infusão de líquidos é sempre a primeira medida no tratamento.

Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis