Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Paciente R. A. L., 26 anos de idade, com histórico de vacinação antitetânica completa na infância, mas omissão do reforço aos 15 anos e aos 25 anos de idade, cortou propositalmente ambos os pulsos com tesoura, gerando ferimento cortocontuso com exposição da derme, mas sem exposição dos planos musculares. Refere que realizou o ato como tentativa de autoextermínio por ouvir, há vários meses, vozes de comando que o orientavam a se ferir e a ferir outras pessoas. No atendimento, mostra importante agitação, estado hipervigil e hipotenacidade.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A vacinação antitetânica está indicada para esse paciente.

A paciente A. J. D., 15 anos de idade, compareceu à consulta em posto de saúde da família para solicitar prescrição de anticoncepcionais orais. Relatou relacionamento amoroso com o namorado de 15 anos de idade, há três anos, sendo que ambos iniciaram a vida sexual há cerca de três meses. Afirma ter utilizado preservativo em todas as relações sexuais, mas informou que tem interesse no uso de anticoncepção oral.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Não se pode realizar a prescrição de anticoncepcionais orais para adolescentes sem o consentimento dos respectivos pais ou responsáveis legais.

Um paciente de 40 anos de idade, com história de “coração grande”, procura o cardiologista. Após intensa investigação etiológica, o paciente recebe o diagnóstico de miocardiopatia dilatada idiopática. O ecocardiograma demonstra uma função ventricular de 30%. O paciente realizou ressonância magnética sem presença de realce tardio ou fibrose, além de Holter 24h, que demonstrou o achado apresentado na imagem duas vezes, com o mesmo número de batimentos.

A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta com base no DANISH Trial.

Considere um paciente com insuficiência mitral, assintomática, com fração de ejeção 55% e diâmetro sistólico do ventrículo esquerdo final de 45 mm. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa em que a cirurgia torna-se indicação, de acordo com o último guideline da ESC (2017).

Um paciente de 40 anos de idade, diabético, resolveu realizar consulta de rotina. Ao realizar a primeira consulta médica, obteve, por método oscilatório, em três medidas, uma pressão arterial de 144 mmHg x 90 mmHg. Após uma nova consulta médica, sendo orientado a mudar de estilo de vida, o paciente retornou, e o médico, por método oscilatório em três medidas, obteve o valor de 140 mmHg x 92 mmHg. Foram excluídas causas secundárias. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que indica o próximo passo com base nas diretrizes da ESC 2018.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis